Os contestatários da barragem de Foz-Tua vão entregar hoje um manifesto contra a sua construção ao secretário de Estado da Cultura, Francisco José Viegas.
Quercus, Geota, Liga pela Protecção da Natureza e outros vão aproveitar as cerimónias para assinalar o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, no Museu Nacional de Etnologia, em Lisboa, para continuar a sua cruzada contra a obra da EDP que já começou há um ano.
O manifesto ainda só tem 44 subscritores – entre professores universitários, profissionais da cultura, dirigentes associativos, políticos, jornalistas, empresários e dirigentes políticos – mas João Joanaz de Melo, presidente do grupo Geota, quer chegar mais longe:
“Queremos chamar a atenção para o facto de um dos nossos Patrimónios da Humanidade está em vias de ser desclassificado. Mas esta lista vai aumentar”, garante.
No manifesto são apresentadas razões objectivas para parar a barragem do Tua, já em construção entre Carrazeda de Ansiães e Vila Flor, com destaque para a possibilidade de pôr em risco o galardão de Património Mundial do Alto Douro Vinhateiro.
Por outro lado, João Joanaz de Melo sublinha que aquele aproveitamento hidroelétrico só vai servir para satisfazer os interesses económicos da EDP.
Neste Dia Internacional dos Monumentos e Sítios os grupos e associações ambientalistas voltam à carga contra a construção da barragem do Tua.
Escrito por Rádio Ansiães (CIR)
in:brigantia.pt
Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Gostaria de assinar o Manifesto. A minha Mãe e toda a minha família, nascidos e criados na cidade do Porto, somos desde há muito contra a construção da barragem. Digam-me por favor se o manifesto se vai transformar em Petição Pública e onde e como podemos subscrever. Muito obrigada.
ResponderEliminarManuela Vieira
Existe uma Petição Pública online pela cessação das obras da Barragem de Foz Tua em: http://www.peticaopublica.com/PeticaoVer.aspx?pi=barragem
ResponderEliminarNo entanto, pedi informações complementares a um amigo e espero que em breve possa ser convenientemente esclarecida sobre a questão.
Dª. Manuela Vieira.
ResponderEliminarMais informações aqui: http://www.facebook.com/rioslivres
E aqui: http://www.lpn.pt/Announcements.aspx?tabid=2164&itemid=447
ResponderEliminarO manifesto pode ser assinado aqui:
ResponderEliminarhttp://manifestopelotua.blogspot.pt/