Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Livro de introdução à língua mirandesa no próximo ano

No próximo ano deverá ser lançada um livro de introdução à língua mirandesa.
O projecto já está em marcha e com ele pretende-se divulgar a língua no país para a preservar.
Conta com a colaboração de diversos autores, mas a coordenação está a cargo de Amadeu Ferreira. “Trata-se de uma grande publicação que funcione como uma introdução à língua mirandesa.

A obra será escrita em português e nela vão colocar-se todos os principais aspectos relacionados com a língua mirandesa”, explica Amadeu Ferreira. “A história, as suas principais características, a sua literatura, onde e quem a fala”, acrescenta.
Também no próximo ano, a Associação de Língua Mirandesa deverá sofrer transformações para ter um papel mais activo. “Eu sou presidente da associação e um dos projectos para o próximo ano é transformá-la numa instituição mais actuante, mais ampla e acutilante”, refere. “Eventualmente poderá ser transformada numa associação de língua e cultura mirandesa e conseguir que passe a desempenhar um papel mais aglutinador do que tem tido até agora”.
Amadeu Ferreira manifesta-se satisfeito com o aumento do número de alunos inscritos na língua mirandesa no agrupamento de escolas de Miranda do Douro. Mas insiste na necessidade de tornar a disciplina obrigatória para que ela possa ser dignificada. “O mirandês não pode ser uma disciplina de opção. Tem de ser uma disciplina obrigatória”, defende. “A forma como os alunos a escolhem mostra bem que é isso que eles querem. Não pode ser uma disciplina em que haja uma aula por semana mas sim três, no mínimo e tem de ser inserida nos currículo dos alunos”, acrescenta.
Amadeu Ferreira conclui recentemente duas traduções de autores clássicos, Catulo e Horácio, e que deverão ser lançadas em breve.

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário