Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 17 de setembro de 2013

Casa Morais Sarmento

Portugal, Bragança, Carrazeda de Ansiães, Vilarinho de Castanheira
Arquitectura residencial, setecentista. Casa nobre barroca de planta irregular composta com frontispício austero, dotado de pedra de armas monumental, com restantes fachadas e interior muito remodelado.
Número IPA Antigo: PT010403180023
Categoria
Monumento
Descrição
Solar muito descaracterizado e degradado, cuja planta composta, de provável raiz rectangular, forma um L irregular com os anexos. Da nova composição dos espaços e alteração da volumetria resulta uma cobertura em telhado de múltiplas vertentes. Frontispício virado a O., de um registo, com duas portas e duas janelas de guilhotina colocadas alternadamente no corpo principal, rebocado a amarelo, uma porta no corpo a S., rebocado a branco, e uma janela no pano a N., recuado e em aparelho de alvenaria de granito. Todas as portas e janelas são de vão recto simples em granito. No eixo do corpo principal, sobre a cornija que corre toda a fachada, e entre gárgulas tipo canhão, ergue-se desenvolvida pedra de armas em granito, com paquife, enquadrada por acantos e volutas, sobrepujada por cornija rematada por urnas estriadas e cruz central. 
Adossa-se ainda para N. pequeno anexo agrícola que, na fachada N., ostenta pequena porta e janela. Na fachada E., de dois registos, destaca-se o pano N. rebocado a branco e com varanda coberta central no 2º registo. O pano S., dividido por separador do anterior, apresenta volumetria alterada e destoante. Possui escada de acesso protegida por telheiro, encimado por elegante relógio de sol granítico circular, e corpo de águas-furtadas com porta entre janelas de peitoril, todas com bandeira superior.
Acessos
EN 624, à entrada de Vilarinho de Castanheira, extremo S. do Lugar
Protecção
Grau
2 - imóvel ou conjunto com valor tipológico, estilístico ou histórico ou que se singulariza na massa edificada, cujos elementos estruturais e características de qualidade arquitectónica ou significado histórico deverão ser preservadas. Incluem-se neste grupo, com excepções, os objectos edificados classificados como Imóvel de Interesse Público.
Enquadramento
Periurbano e rural, a NE. da via, no contexto já do casario mas dominando os campos e harmoniosa paisagem que se estende em torno, em primeiro plano o ondulado planáltico que enquadra o Vale da Vilariça e a foz do Sabor, em fundo as terras do amplo vale.
Descrição Complementar
Descrição do escudo segundo Roger Teixeira Lopes: "escudo dividido em 6 quartéis - no 1º 5 faixas alesadas por 1 pala, no 2º as armas da família Morais: [de vermelho] com 1 torre [de prata], aberta, iluminada e lavrada [de negro], coberta [de ouro] e rematada por 1 bandeira [de prata], assente sobre 1 rio [de prata], aguado [de azul], o 2º [de prata] com 1 amoreira arrancada [de verde], no 3º as armas da família Pinto: [de prata com 5 crescentes [de vermelho] postos em sautor, no 4º as armas da família Macedo: [de azul] com 5 estrelas [de ouro] de 6 raios; no 5º as armas da família Castro: 13 arruelas sendo 4 na 1ª faixa; no 6º 1 leão passante. Timbre: um prumão encimado por um coronel. Elmo de perfil para a dextra" ( LOPES, 1996: 51 ).
Utilização Inicial
Residencial: casa nobre
Utilização Actual
Residencial: casa
Propriedade
Privada: pessoa singular
Afectação
Sem afectação
Época Construção
Séc. 18 / 19 / 20
Arquitecto / Construtor / Autor
Desconhecido.
Cronologia
Séc. 18, finais - construção provável do solar com pedra de armas que segundo a proprietária datará de 1788; séc. 19 / 20 - arranjos e alterações dos espaços por subdivisão ou aposição de anexos sendo visíveis emendas e costuras no aparelho, vãos condenados e muretes de separação.
Características Particulares
Solar barroco muito remodelado de carácter singelo e austero, com a qual contrasta a pedra de armas que se converte no motivo central do frontispício.
Dados Técnicos
Sistema estrutural de paredes portantes.
Materiais
Granito, vidro, madeira, telha, chapa.
Bibliografia
LOPES, Roger Teixeira, Carrazeda de Ansiães, Património Artístico, Mirandela, 1996.
Documentação Gráfica
IHRU: DGEMN/DSID
Documentação Fotográfica
IHRU: DGEMN/DSID
Documentação Administrativa
Intervenção Realizada
Observações
A casa encontra-se, designadamente o corpo principal, em estado avançado de degradação apresentando más condições de habitabilidade.
Autor e Data
Alexandra Cerveira 1999

in:monumentos.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário