Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Confraria da Amêndoa realiza 1.º Capítulo

Entronização de confrades marcou cerimónia onde foi enaltecida a importância deste fruto seco para a economia regional
A Confraria da Amêndoa do Douro Superior realizou, no passado dia 5, o primeiro Capítulo. 
Pela manhã teve início um porto de honra onde a amêndoa foi rainha.
Seguiu-se a cerimónia de Entronização dos Confrades, apadrinhada pelo Grão-Mestre da Confraria dos Enófilos e Gastrónomos de Trás-os-Montes e Alto Douro, António Monteiro.
Estiveram presentes cerca de 35 confrades. O Grão-Mestre desta recente Confraria é Edmundo Dias.
A cerimónia continuou com um momento cultural, pelo Grupo de Teatro Amador moncorvense Alma de Ferro, o conto de Júlia Biló “Zé Leitinho”. Dominou a boa disposição, tendo os actores terminado com uma canção tradicional sobre a amendoeira, que foi cantada em coro por actores, confrades e público.
O almoço, à base de pratos em que a amêndoa esteve sempre presente, foi servido no Santuário de N.ª S.ª do Amparo, no Felgar.
Nesta iniciativa foi enaltecida a importância e as potencialidades da amêndoa nesta região, pelo que a Confraria da Amêndoa do Douro Superior pode ter um papel relevante na defesa e promoção do valor natural, bem como cultural deste produto.

in:jornalnordeste.com

Sem comentários:

Enviar um comentário