sábado, 19 de abril de 2014

Obra do Abade de Baçal está disponível para download

Na bibliografia do Nordeste transmontano as Memórias Arqueológico-Históricas do Distrito de Bragança, de Francisco Manuel Alves, Abade de Baçal, ocupam um lugar insubstituível.
Cobrindo um enorme leque temático e um longo período cronológico, desde os tempos pré-históricos até ao início do nosso século, constituem, pela riqueza documental e de informações, um precioso auxiliar para todos os investigadores de história e arqueologia, em especial para os que se debruçam sobre a região.
Há muito esgotada a primeira edição de 1910 a 1947, bem como as reedições fac-similadas dos anos oitenta, em boa hora a Câmara Municipal de Bragança, em colaboração com o Museu Abade de Baçal, e com o apoio do Pronorte, decidiu apostar numa nova edição revista e com actualização ortográfica e científica.
Esta nova edição está agora ao alcance de todos, uma vez que os volumes, em separado, estão a ser disponibilizados para consulta ou download do PDF através do blogue oficial da Academia de Letras de Trás-os-Montes . 

Disponível através da Academia de Letras de Trás-os-Montes

in:noticiasdonordeste.pt

2 comentários:

  1. Bom dia!
    Venho através desta mensagem pedir uma ajuda, se for possível.
    Sou de Santa Luzia, Paraíba, Brasil, moro atualmente em São Bernardo do Campo, São Paulo. Estou fazendo uma pesquisa histórica(Genealógica) sobre a família Dantas ao qual eu faço parte. E dentro desta pesquisa entre outros assuntos estou buscando a origem da palavra (Dantas, D'Antas, Antas). Fazendo busca pela internet encontrei este artigo: Memórias Arqueológico-Históricas do Distrito de Bragança de Francisco Manuel Alves, Abade de Baçal. E falava que estava disponível para baixar neste blog: academia de letras de trás-os-montes, mas não encontrei a obra para baixar, na internet encontrei pedaços. Não sei se está valiosa obra irá me ajudar na minha busca mas sei que fala das "Antas". Mas se tiver algum outro artigo científico ou livro que possa me ajudar gostaria de te los em mãos. Tenho informação em livros que o meu 7º avô veio de Portugal e por sites de pesquisa genealógica o pai dele nasceu em Bragança. Desde já meu muito obrigado. Jair Dantas
    Email de contato:jailsonjair.pb@hotmail.com

    ResponderEliminar
  2. Bom dia amigo Jair.
    Pode adquirir as MEMÓRIAS HISTÓRICO-ARQUEOLÓGICAS DO DISTRITO DE BRAGANÇA - Em CD, pelo preço de 5,00 € na Câmara Municipal de Bragança.
    Aqui fica o endereço do site do Município. http://www.cm-braganca.pt/PageGen.aspx
    Para o efeito poderá contactar o Balcão Único Municipal.

    Um abraço para esse lado do Atlântico

    ResponderEliminar