Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Burros mirandeses garantem qualidade

Exemplares de Raça Asinina Mirandesa têm aumentado e têm cada vez mais qualidade
O Concurso Regional de Raça Asinina de Miranda do Douro tem vindo a receber animais com cada vez melhores características desta raça. A constatação é de Miguel Nóvoa, da Associação para o Estudo e Protecção do Gado Asinino (AEPGA), que desde 2002 recuperou a tradição de trazer burros mirandeses à Festa de Nossa Senhora do Naso. 
“Este ano, tivemos a participação de 50 criadores, que trouxeram 60 animais. Mais do que aumentado, tem-se mantido com muita qualidade. Há cada vez animais mais jovens, mais bonitos, com melhores características, mais próximos daquilo que se pretende para a raça asinina de Miranda. 
Os animais têm agora, na sua maioria, menos de 10 anos de idade, o que é uma alegria para o trabalho que temos vindo a desenvolver”, salienta o responsável. 
Há várias décadas que o burro mirandês está em destaque no dia 6 de Setembro. 
Durante a Festa de Nossa Senhora do Naso, que decorre todos os anos de 6 a 8 de Setembro, na freguesia de Póvoa, concelho de Miranda do Douro, centenas de pessoas de todo o concelho aproveitavam para comprar e vender burros no primeiro dia de festa.
Esta é uma tradição que esteve esquecida durante alguns anos e que foi agora recuperada com o concurso, mostra e gincana de burros mirandeses, promovido pela AEPGA.
Ainda que, hoje em dia, o trabalho no campo seja mais mecanizado e não tanto com o auxílio de animais, os criadores do burro mirandês garantem que ainda há trabalhos em que o burro é indispensável e afirmam que é também um bom animal de estimação.
O burro mirandês tem vindo a ser introduzido em actividades terapêuticas com os humanos, conhecidas por asinoterapia. 
Nesta altura, a associação está a formar técnicos nessa área, para que no próximo ano seja possível proporcionar actividades de asinoterapia para crianças.

in:jornalnordeste.com


Sem comentários:

Enviar um comentário