Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Malhadas pode vir a ter feira mensal de gado

Malhadas, no concelho de Miranda do Douro, poderá vir a ter uma feira mensal de gado. O anúncio foi feito ontem pelo presidente da Câmara Municipal no encerramento do Concurso Nacional de Bovinos de Raça Mirandesa.
Artur Nunes defende que esta é uma forma de dinamizar as infra-estruturas do concelho e de incentivar os criadores a apostar nas raças autóctones. “Penso que este espaço tem que ser potenciado através de uma feira mensal de gado, que nos permitirá resolver alguns problemas e utilizar as infra-estruturas para os fins que se destinam, que é de facto mercado. Vamos ter que reunir com muita gente, mas em função dos interesses de todos avançarmos”, adianta o autarca. 
No distrito de Bragança há já alguns jovens a apostar nesta actividade, que têm aumentado o número de animais nas explorações. 
É o caso de Luís Reis, de 28 anos, de Talhas (Macedo de Cavaleiros) e de Armandino Lopes, de 30 anos, do concelho de Miranda do Douro. “Quero dar continuidade a este negócio de família. É preciso ter gosto por esta raça”, assegura Luís Reis. “Gosto desta raça e a qualidade da carne também me levou a apostar nisto. Comecei com 20 e neste momento tenho 40 animais”, afirma Armandino Lopes. 
Apesar de haver jovens a aumentar o efectivo o número de fêmeas desta raça está estagnado nos 5500 exemplares a nível nacional. 
Valter Raposo, secretário técnico do Livro Genealógico da Raça Bovina Mirandesa, espera que com o próximo quadro comunitário de apoio surjam mais projectos de jovens agricultores. “A média de cabeça por exploração tem aumentado nos últimos anos e isso deve-se ao facto de os criadores mais novos terem um efectivo grande. Estamos a entrar num novo quadro comunitário, as pessoas estão na expectativa, porque se não forem os apoios é difícil trabalhar na agricultura”, constata Valter Raposo. 
Mais de 180 animais participaram este fim-de-semana no Concurso Nacional de Bovinos de Raça Mirandesa, que decorreu no mercado do gado de Malhadas, no concelho de Miranda do Douro. 

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário