Maquete do Projeto |
Uma intervenção, que para além das obras de reabilitação, que também vão tornar a Torre visitável, inclui a realização de registos fotográficos, de estudos históricos e arqueológicos para determinar as origens e contextualização da Torre do Relógio na história da Vila de Alfândega da Fé.
Este projeto resulta de uma candidatura ao ON2 –Novo Norte -Eixo Prioritário III – Valorização do Espaço Regional– Património Cultural- , num investimento total de mais de 650 mil euros e prevê ainda a realização de um trabalho sobre os forais de Alfândega da Fé.
A intervenção abrange a Torre do Relógio e a zona envolvente, numa área de mais de 6200m2. Paralelamente aos trabalhos de recuperação do edifício, que vai ser devolvido ao seu aspeto original, assumindo, novamente, a cor branca, toda a área envolvente vai ser requalificada. Para além da criação de zonas pedonais e de um parque de estacionamento, vão também ser substituídas as redes de água, saneamento, águas pluviais, eléctricas e telecomunicações. Um projeto que vai conferir outra atractividade e maior dignidade à zona antiga da vila.
As pessoas vão poder aceder ao interior da Torre do Relógio, que vai também funcionar como uma “Galeria”. Neste local vai estar em exposição um estudo histórico, fotográfico e arqueológico da evolução da torre até aos nossos dias, assim como da visualização de diferentes fases da obra de conservação da Torre do Relógio. A ideia passa também por recuperar o mecanismo do relógio existente, de modo a que possa ser observado pelos visitantes.
Esta intervenção vai assim permitir a reutilização e revitalização da Torre do Relógio, assumindo-se como fator importante na dinamização turística e cultural do concelho.
NI do Município de Alfândega da Fé
Sem comentários:
Enviar um comentário