Com a chegada do novo ano, “Macedo de Cavaleiros a Cidade Natal” tem agendado um concerto para saudar 2015. A Igreja de Santa Maria Mãe da Igreja recebe hoje, dia 3, às 17:00H, o Concerto de Ano Novo.
O jovem estudante e compositor Macedense Rui Pedro Pinheiro reuniu um reportório musical com obras de várias regiões da Europa que atravessam diferentes séculos.
O concerto comentado de 45 minutos, finaliza com um excerto de uma cantata de Bach em dueto com o também Macedense António Malta Gomes, conhecido pelas interpretações em gaita de foles, assume aqui a faceta de violonista.
Rui Pedro Pinheiro
Rui Pinheiro, natural de Macedo de Cavaleiros, iniciou os estudos musicais numa escola de música particular na cidade de onde é natural, prosseguindo depois na Escola Diocesana de Música Sacra do Porto, na classe de Piano da Professora Maria João Correia. Posteriormente, é admitido na classe de Órgão do Professor Tadeu Filipe no Conservatório de Vila Real, onde também estuda Composição e ATC com a Ângela da Ponte. Em 2011 é admitido na Escola de Música do Conservatório Nacional de Lisboa onde estuda Órgão sob orientação de António Duarte, actual organista da Catedral de Lisboa.
Nesse mesmo ano é aceite na Escola Superior de Música de Lisboa no Curso de Composição, onde actualmente se encontra a finalizar a licenciatura e no curso de Ciências Musicais da Universidade Nova de Lisboa onde também estuda. Desde 2012 que é aluno da classe de Órgão do Professor Doutor João Vaz, Organista Titular de S. Vicente de Fora.
Foi Organista titular da Igreja do Sagrado Coração de Jesus, Bragança e da Catedral de Vila Real em 2010. Tem colaborado como organista na Basílica dos Mártires em Lisboa, na Igreja de S. Luís dos Franceses, na Igreja de S. Jorge (Church of England) e mais activamente na Igreja de S. Tomás de Aquino em Lisboa. Paralelamente tem desenvolvido pesquisa na área da Organaria (Fabrico e restauro de Órgãos) que culminou num parceria com o Mestre Organeiro Dinarte Machado.
É director artístico e fundador do Festival de Música de Macedo, foi responsável pela criação e direcção artística da Orquestra de Câmara Contemporânea. É presidente da Associação Reanimarte – Associação Cultural. Foi responsável pela rubrica musical “Preludio com Rui Pedro” que passava diariamente na Rádio Onda Livre. Em Maio de 2014, venceu o 3º Prémio do “Promissing Young Composers” da Warren County Music School, Filadelfia, EUA.
António Malta Gomes
António Malta Gomes, nasceu a 20-10-1998 em Macedo de Cavaleiros. Iniciou os seus estudos musicais no Conservatório de Música de Bragança, com 12 anos, na classe de violino com o professor Hugo Rodrigues e na classe de Formação Musical com o professor João Dias.
Foi primeiro violino da Orquestra de Cordas do Conservatório de Música de Bragança. Teve aulas de Coro e de técnica vocal orientadas pelo professor João Dias. Representou a escola Brigantina com o coro BriChoirT numa digressão a França, ao conservatório de Pavillions-sous-Bois.
Atualmente estuda na ESPROARTE (Escola Profissional de Arte de Mirandela), ainda sobre a instrução violinística do professor Hugo Rodrigues. Violinista da OSE (Orquestra Sinfónica Esproarte) e da camarata orientada pelo violoncelista José Francisco Dias.
No verão de 2014 ingressou na orquestra sinfónica do FMJ (Festival de Música Jovem) onde teve aulas de naipe com a professora Anne Victorino de Almeida.
in:noticiasdonordeste.pt
Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário