quarta-feira, 23 de janeiro de 2019

Meu Querido Zé

Meu Querido Zé

Endireita-me esses óculos. Tens os óculos ao contrário.
Sei que não fizeste por mal mas tens que andar com os óculos direitos para poderes ver “nítido”.
O nosso mundo precisa de gente que veja com nitidez e, porventura, talvez esteja na tua geração a derradeira esperança.
O Avô vai-te contar duas coisas muito importantes.
Ficas a saber que quem manda agora no mundo é um ditador chamado Capital Financeiro. É a mesma coisa que dizer que quem manda no mundo é quem tem muito dinheiro. Mas não me entendas mal, não tem mal nenhum ter dinheiro, mesmo que seja muito, se for ganho com trabalho honesto. Esses donos do mundo de que te estava a falar, são muitos e não têm cara porque se escondem.
Colocam a mandar nos Países quem querem e lhes apetece. Colocam ditadores, que são homens maus, e a seguir tiram-nos de lá, matam-nos conforme lhes convém.
Mas olha que nos países que se dizem democráticos “a coisa” não anda muito melhor.
Nesses países as pessoas podem votar. Quer isso dizer que são as pessoas que escolhem aqueles que vão governar esses países. Pois fica sabendo que, por vezes, são escolhidos Ladrões, Malfeitores, Corruptos…que nunca são punidos. E mesmo que o sejam, quando saem da prisão o povo volta a votar neles como se fossem homens e mulheres honestos e entregam-lhes, novamente, a chave dos cofres.
Os donos dos bancos, que se chamam banqueiros, roubam milhões e milhões do dinheiro que as pessoas depositam nos bancos. Arruínam os bancos, dão dinheiro à família e aos amigos e depois sou eu e todos os que pagam impostos que temos que voltar a meter mais dinheiro nos bancos, dinheiro esse que podia servir para construir hospitais, escolas, lares para idosos que podiam ser iguais a hotéis de 5 estrelas.
Eu sei que te custa a acreditar mas sabes bem que o Avô não te ia mentir.
Por estas e por outras, é que te peço que endireites os óculos.
Ainda não ligas nada a estas coisas mas daqui a uns tempos vais “ligar” eu sei.
Ouve mais esta.
Há muitas pessoas, iguais a nós, com casa, trabalho, bens, família, que estão a fugir dos países deles. Os países deles estão em guerra. Na guerra morrem pessoas, perde-se tudo. Os bens, o trabalho, a família…tudo. Morre-se na guerra.
Sabes o que dizem alguns homens da minha idade? Outros mais novos e outros mais velhos?
Dizem que aqueles que fogem da guerra são todos terroristas, bandidos, assassinos.
Zé.
Achas que faz sentido abandonar tudo o que se tem, sabendo que as probabilidades de morrer afogado são inúmeras? 
Desculpa, já estou a utilizar palavras que ainda não entendes.
O Avô quer dizer que milhares dessas pessoas que fogem, dos países deles, vão morrer afogados. Os Avôs, os Pais, os Filhos, os Netos.
Não te aborreço mais porque sei que queres ver a Patrulha Pata..
Meu Querido Zé, Meu Querido Neto, Meu Amor.
Endireita os óculos.
Quero que vejas as coisas, todas as coisas, com nitidez.
Talvez vós… um dia...

Beijos do Avô Henrique






HM

Sem comentários:

Enviar um comentário