Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 4 de abril de 2016

Aumentam denúncias de violência contra idosos

No último ano, foram 36 as denúncias de violência praticada contra idosos no distrito de Bragança. Mais 11 casos do que em 2014.
Números divulgados por Teresa Fernandes, coordenadora do Núcleo de Apoio à Vítima de Doméstica do distrito de Bragança.

“Temos vindo a assistir a um aumento todos os anos da violência contra esta faixa etária.

Atendemos toda e qualquer vítima de violência doméstica. Estamos a falar de crianças, mulheres, homens e idosos. E o que temos vindo a assistir é que quando mais se promove a consciencialização deste fenómeno, mais denúncias existem. No ano passado foram, em 2015, tivemos 36 denúncias de crimes praticados contra idosos.”

Ontem, decorreram no concelho de Macedo de Cavaleiros as primeiras sessões de esclarecimento “O Direito a ser Idoso”, em Chacim, Lombo, Vilarinho de Agrochão e Vale de Prados, uma ação conjunta com a Associação de Socorros Mútuos dos Artistas de Bragança, e que está a percorrer o distrito ao longo deste ano.

Teresa Fernandes explica em que consistem estas sessões.

“Sobretudo, capacitar os idosos com informação relativamente aos seus direitos e aos procedimentos de denúncia quando os seus direitos são postos em causa.

A violência doméstica é uma infração aos direitos humanos. Estamos a falar de uma faixa específica, com todo um conjunto de vulnerabilidade associadas ao envelhecimento, relativamente à componente da competência pessoal, social e familiar, e, queremos informar as pessoas para que quando se depararem com uma situação de mau-trato físico, psicológico ou financeiro possam pedir ajuda.”

Depois de Freixo de Espada à Cinta, Miranda do Douro, Vimioso, Mogadouro, Alfândega da Fé e Vila Flor, as sessões “O Direito a ser Idoso” chega a Macedo de Cavaleiros, ao longo do mês de abril, e também a Moncorvo. A seguir, vão decorrer em Mirandela.

Em outubro, será lançado um caderno com os resultados destas ações, que dará lugar a um manual de boas práticas para os técnicos que trabalham no apoio às vítimas.

Escrito por ONDA LIVRE

Sem comentários:

Enviar um comentário