Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sábado, 2 de abril de 2016

Municípios de Carrazeda de Ansiães e Vila Nova de Foz Côa promovem caminhada "Entre Castelos"

Inserido nas comemorações do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, as duas autarquias durienses vão promover, no dia 17 de Abril, um passeio pedestre entre o Castelo de Numão e o Castelo de Ansiães. Esta iniciativa, que também conta com a colaboração da Direção Regional de Cultura do Norte, da Junta de Freguesia de Numão e do Atlético Clube do Tua, pretende promover e divulgar o vasto património militar existente no vale do Douro e estreitar relações entre dois monumentos nacionais com processos históricos muito semelhantes.

Os castelos de Ansiães e o de Numão são duas antigas vilas medievais que se situam, respectivamente, na margem norte e na margem sul do rio Douro, com uma longa diacronia ocupacional que se iniciou na pré-história recente, período calcolítico, e perdurou até à época contemporânea. 

Em ambos os povoados foi a sua implantação geoestratégica, sobre elevações rochosas situadas junto a este curso fluvial, que determinou a sua importância como elemento de controlo sobre este vale. 

Ao longo dos séculos vão-se construindo, nesses locais, extensas fortificações que abrigam e protegem comunidades e que culmina, durante a baixa idade média, com a reedificação das vilas fortificadas de que atualmente previvem as sua ruínas. 

Para conhecer ao pormenor a história destes dois povoados pode participar nesta iniciativa efetuando a sua inscrição até ao dia 13 de abril na Loja Interativa de Turismo da Câmara Municipal de Carrazeda de Ansiães, através do telefone 278 098 507 ou do email lit@cmca.pt, ou no Centro de Informação Turística da Câmara Municipal de Vila Nova de Foz Côa, através do telefone 279 760 329 ou do email turismo@cm-fozcoa.pt.

Sem comentários:

Enviar um comentário