Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 1 de abril de 2016

Município de Vila Flor quer construir barragem de regadio em Freixiel

O município de Vila Flor pretende construir uma barragem de aproveitamento hidroagrícola, para regadio, em Freixiel.
A freguesia foi indicada como um local com aptidão para a criação de um sistema de regadio a partir de um aproveitamento hidráulico.
O primeiro passo foi agora dado pela autarquia, que solicitou a execução de um estudo prévio à bacia hidrográfica de Freixiel, no sentido de definir a localização da barragem.
Este estudo foi já apresentado à população que com demonstrou receptividade ao projecto. “O estudo comprovou que havia potencialidade e interesse em se criar um projecto para depois ser feita a barragem, uma barragem com cerca de 25 metros de altura, 5 milhões metros cúbicos de armazenamento a uma cota de 480, portanto elevada. 
O senhor Engenheiro Morais Barroco apresentou o estudo publicamente a toda a população e ficou da parte deles a receptividade para se poder fazer o projecto”, afirma o autarca de Vila Flor, Fernando Barros. 
Até à construção desta barragem, “o caminho será ainda longo”. Um dos próximos passos será a constituição de uma associação de regantes e a realização de um estudo prévio do projecto, o que custará à autarquia cerca de 50 mil euros. “Primeiro é necessário localizar a barragem, onde a natureza criou condições para tal, depois a existência de terrenos de regadio, terá de ser constituída uma junta de regantes. E depois fazer-se o estudo prévio, só depois é que é apreciado por várias instituições e a partir daí é que se pode partir para execução do projecto e depois finalmente conseguir fazer a obra”, adianta o presidente do município. 
Após estes procedimentos, o empreendimento reunirá condições para o financiamento através do programa de fundos europeus “Portugal 2020”. 
O autarca espera que o projecto possa contribuir para transformar o tecido económico e para desenvolver o concelho. “É um vale que é muito rico hidricamente, tem uma grande bacia hidrográfica. Tem estas quatro linhas de água e depois tem um vale onde os terrenos são bons para a agricultura, são férteis, e portanto é possível criar uma riqueza adicional a produzir outras culturas”, frisa. 
O projecto poderá ficar a cargo da autarquia, mas há também a hipótese de a Direcção Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural ou a direcção regional de Agricultura do Norte ficar a cargo do projecto e fazer o projecto. 

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário