As corporações de bombeiros vão poder candidatar os projectos de requalificação dos quartéis a fundos comunitários a partir do próximo dia 17. A garantia foi deixada ontem em Alfândega da Fé pelo secretário de Estado da Administração Interna Jorge Gomes, durante a cerimónia de atribuição de distinções honoríficas aos bombeiros.
Os avisos anteriores do actual quadro comunitário excluíam as corporações de concelhos com menos de 20 mil habitantes.
O secretário de Estado explica que houve um esforço para alterar os critérios, de forma a não penalizar as corporações de bombeiros do interior do país. “Houve uma alteração de critérios porque havia alguns que eram extremamente penalizadores, principalmente para zonas como são as nossas e todo o interior.
São terras pequenas, com pouca população e temos áreas florestais bastante grandes. Tivemos de alterar esses critérios, de forma a ficar em igualdade de circunstâncias com o resto do país. O fundamental é não prejudicar as zonas do interior”, frisou o secretário de Estado. Várias corporações de bombeiros do distrito de Bragança manifestaram já a vontade de candidatarem projectos de remodelação dos quartéis a fundos comunitários. Jorge Gomes lembra, contudo, que há que ter contenção e que devem avançar apenas os projectos prioritários. “Felizmente temos um parque de infraestruturas na área da Protecção Civil e dos bombeiros bastante bom.
Há um quartel ou outro que podem precisar de obras porque houve outros sofreram obras de melhoramento há relativamente pouco tempo. Os que estiverem a necessitar devem candidatar-se mas o dinheiro não estica e as melhores candidaturas serão aquelas que irão ser aprovadas”, frisa Jorge Gomes.
Na primeira fase das candidaturas, que começa a 17 de Maio, estão destinados 7 milhões de euros para a requalificação deste tipo de infra-estruturas, o que inclui a extensão de quartéis, que tal como Jorge Gomes esclareceu no mês passado, poderá ser o caso de Vila Flor, que pretende construir um espaço para recolher as viaturas dos bombeiros.
Já em Alfândega da Fé, o projecto a candidatar passa essencialmente por “melhorar as condições do quartel” e há também a necessidade de adquirir novas viaturas, como explicou o presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Alfândega da Fé, Mário Lopes.
O projecto de remodelação do quartel, com mais de 20 anos, está orçado em 400 mil euros. Um dos objectivos é dotar o edifício de camaratas femininas, que ainda não existem, de forma a atrair mais mulheres para a corporação. Actualmente fazem parte do corpo activo dos Bombeiros de Alfândega da Fé 60 operacionais, dos quais, apenas cinco são mulheres.
Escrito por Brigantia
Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues, João Cameira e Rui Rendeiro Sousa.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)

Sem comentários:
Enviar um comentário