Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues, João Cameira e Rui Rendeiro Sousa.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 6 de maio de 2016

Moradores de rua brigantina indignados com fossa a céu aberto

Os moradores da Rua dos Olmos, nas traseiras da igreja de Santo Condestável, em Bragança, estão indignados com uma fossa a céu aberto, localizada num terreno abandonado.
Frequentemente, há águas residuais que escorrem pela rua, passando à porta de algumas casas. Fartos desta situação, que, de acordo, com os moradores dura, há pelo menos dois anos, pedem a intervenção urgente do Município de Bragança, já que o Verão se aproxima, antevendo-se o agravar da situação. “Nós temos que pisar na água para entrar em casa. Este problema arrasta-se há cerca de dois anos, altura em que os técnicos da câmara vieram abrir esta ‘piscina’ e nunca mais cá voltaram. 
Temos este entulho, maus cheiros e bichos, que ninguém aguenta. Estamos à espera que decidam tomar conta de nós. Isto é mesmo um pedido de ajuda”, confessa Laurinda Fernandes. 
Já Glória Gomes, de 79 anos, vive nesta rua há mais de quatro décadas e lamenta que esta situação se prolongue, o que provoca o aparecimento de bichos. “Há muitos ratos, baratas, moscas e micróbios. Não se compreende no ano em que estamos ver esta vergonha aqui”, considera a idosa. 
Os moradores lembram que esta é uma rua muito movimentada, já que fica entre a igreja de Santo Condestável e o cemitério. “Isto é uma pouca vergonha, ao pé de uma igreja. Passam aqui muitos funerais e as pessoas torcem o nariz para o lado”, constata Isilda Morais. 
Confrontado com esta situação, o vice-presidente do Município de Bragança disse ter tomado conhecimento ontem desta situação e garante que enviou uma equipa da autarquia para resolver o problema relacionado com a conduta do saneamento. 
Paulo Xavier sublinha que a fossa se encontra num terreno privado, numa zona caracterizada por habitações com condições precárias, que são, no entanto, da responsabilidade dos proprietários. “O problema relacionado com o saneamento foi resolvido de imediato. 
As pessoas queixam-se que ali umas habitações que não deveriam estar mas são propriedade privada e o município não pode intervir mas, em termos de salubridade das estruturas municipais, a qualidade é excelente”, garante o vice-presidente do município. 
Por sua vez, os moradores desta rua dizem que não conhecem os proprietários do terreno onde se localiza a fossa, que estará a servir de depósito de resíduos das habitações precárias. Esperam, por isso que o Município de Bragança os ajude a resolver a situação, uma vez que podem estar em causa questões de saúde pública.

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário