Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 20 de julho de 2016

Ciência à “procura” do chícharo mais saboroso

Investigação do ITQB NOVA vai escolher o melhor chícharo para o mercado. Cientistas, empresas e município juntam-se à procura do chícharo perfeito. Novo projecto de investigação coordenado pelo ITQB NOVA procura encontrar até 2019 uma variedade mais saborosa para esta leguminosa nutritiva.
150 variedades de chícharo, de Portugal, Espanha, Polónia, Canadá, India, Paquistão, Síria, Afeganistão e Irão estão a ser cultivadas no Município de Alvaiázere, com o apoio da Câmara Municipal. As variedades vão ser estudadas pelas suas características nutricionais e de satisfação do consumidor, ao mesmo tempo que se faz o perfil genético e proteico. Este processo vai permitir escolher as melhores características de cada variedade, para identificar a que tem melhor valor nutricional e maior agradabilidade pelo consumidor, para promover o consumo.

O chícharo (Lathyrus sativus L.) é uma leguminosa robusta com elevado valor nutricional. O seu uso na alimentação tem sido tradição nalgumas regiões portuguesas, onde representam uma importante fonte de receitas na economia local. No entanto, dada a falta de investimento em melhorar o seu cultivo e crescimento tem sido subvalorizado e corre o risco de desaparecer. A falta de inovação nos seus derivados alimentares tem levado a uma diminuição drástica no seu uso regular na alimentação da população. 

Este projecto pretende melhorar o cultivo do chícharo até 2019, unindo a melhor ciência disponível ao paladar dos consumidores, encontrando a escolha acertada para os produtores. “Vai ser um desafio, dadas as inúmeras interacções entre as várias características que compõem cada variedade. Mas estamos confiantes neste consórcio, e na união das diferentes valências que juntámos, para levar a cabo esta tarefa“, segundo Carlota Vaz Patto, investigadora do ITQB NOVA e coordenadora do projecto. 

Instituições envolvidas no projecto
- Instituto Tecnologia Química e Biológica ITQB NOVA, Universidade Nova de Lisboa, Portugal
- Instituto Superior de Agronomia ISA, Universidade de Lisboa, Portugal
- Institute for Sustainable Agriculture IAS-CSIC, Espanha
- Simões&Ramos, comércio de frutas e legumes, Portugal
- Município de Alvaiázere, Portugal
- CookLab, gastronomia molecular, Portugal
- SenseTest, análise sensorial, Portugal
- Nutriventures, consultores, Portugal
- Professor van Eeuwijk, Universidade de Wageningen, consultor, Holanda

Mais informações AQUI.

in:noticiasdonordeste.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário