Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 12 de julho de 2016

Este ano muitas uvas vão ficar por vindimar no Douro por causa do míldio

O ano de 2016 vai ser para esquecer em algumas quintas do Douro. O míldio, que é um fungo sempre presente na vinha, atacou este ano em força, devido ao excesso de chuva durante a primavera, nomeadamente na fase da floração.
O enólogo Frederico Meireles conta que na Quinta do Bartol, em Carrazeda de Ansiães, já se admite não fazer a vindima: “É um ano com quebras na ordem dos 90 por cento e não compensa fazer a vindima, preços gastos que tem. É, de facto um ano para esquecer. É uma situação que eu nuca tinha visto”, confessou.

Outro viticultor do concelho de Carrazeda, Sérgio de Castro, não tem uma expectativa tão má, mas assegura que teve de fazer mais tratamentos para conseguir combater o míldio. “ Tenho 69 anos e é o segundo ano que me lembro de haver tanta humidade e acontecer isto”, acrescentou o produtor. 
O míldio a complicar a vida este ano a muitos agricultores do Douro.

Para o dia 17 de julho, está já marcada para o Peso da Régua, uma concentração de agricultores que é organizada pela AVIDOURO, Associação de Viticultores Independentes do Douro, e pretende analisar a situação da região demarcada, já considerada “muito grave”, por causa do míldio e das trovoadas acompanhadas de chuva intensa e granizo da semana passada. 

Escrito por Rádio Ansiães (CIR)

Sem comentários:

Enviar um comentário