Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 11 de julho de 2016

Miranda do Douro distingue Leonel Vieira e Vaz das Neves

O realizador Leonel Vieira e o presidente do Tribunal da relação de Lisboa, Luís Vaz das Neves, figuram entre um conjunto de personalidades hoje distinguidas pelo município de Miranda do Douro.
As cerimónias decorreram quando se assinalam os 471 anos da elevação de Miranda do Douro, no distrito de Bragança, à categoria de cidade.

Os homenageados são pessoas que têm levado o nome da cidade e do concelho de Miranda do Douro aos quatro cantos do mundo, através do mérito do seu trabalho sem nunca esquecer as suas raízes, disse à agência Lusa o Presidente da Câmara de Miranda do Douro, Artur Nunes.

De entre os agraciados está igualmente Júlio Meirinhos, antigo deputado do PS, considerado o "pai" da língua mirandesa, após o seu recolhimento como a segunda língua oficial em Portugal, através da Lei 7/99.

No campo musical, o grupo tradicional Mirandesa Galandum Galundaina, que este ano assinalam 20 anos de carreira, foram distinguidos pela projeção da língua e cultura mirandesa no mundo.

Os homenageámos são pessoas e instituições que nasceram no concelho de Miranda do Douro, a quem estão "intimamente" ligadas, não só através da cultura, mas, igualmente no campo de outras artes, como o cinema ou o direito.

No campo social, foi distinguida a Santa Casa da Misericórdia de Miranda do Douro e a Banda Filarmónica de Miranda do Douro.

"Esta foi forma encontrada pelo executivo municipal e pela Assembleia Municipal de valorizar todos aqueles que têm dado a conhecer ao mundo as tradições ancestrais da cultura mirandesa", frisou.

A Semana cultural de Miranda do Douro segue com uma exposição de pintura da autoria de Manuel Bandarra e Bastiana Angélico, patente até 31 de agosto e no no próximo dia 15 tem início o debate sobre a "profissionalização" de grupos de Pauliteiros do concelho.

Em declarações à Lusa a propósito do 1.º Encontro de Pauliteiros de Miranda, o presidente da câmara, adiantou que a ideia passa por analisar a forma de dançar dos diversos grupos e daí partir para a definição do seu futuro.

"Para o próximo ano, os pauliteiros de Miranda do Douro serão igualmente agraciados como os principais símbolos da cultura mirandesa, que são "o maior ícone cultural do concelho", quem é preciso traçar um novo rumo", concluiu o autarca.

Agência Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário