sexta-feira, 22 de julho de 2016

Macedo de cavaleiros acolhe chegada da 3ª Etapa da Volta a Portugal em Bicicleta

Para o 3º dia de prova, a 30 de julho, está reservada uma das mais bonitas e simbólicas etapas da edição deste ano da Volta a Portugal em bicicleta. 19 anos depois, Macedo de Cavaleiros recebe um final de etapa daquela que uma das mais importantes e mediáticas provas desportivas do país. A ligação entre Montalegre e Macedo de Cavaleiros vai fazer-se na distância de 158,9 km, com chegada prevista para as 17:18H.
A meta estará instalada na Rua Dr. Armando Pires, junto à igreja Santa Maria Mãe da Igreja. Os ciclistas vão fazer uma primeira passagem na meta, seguindo-se um percurso 21,2 km até final da etapa. O percurso vai permitir, à transmissão televisiva em direto da RTP, imagens deslumbrantes do concelho de Macedo de Cavaleiros, com destaque para a Albufeira do Azibo, um dos destinos turísticos mais apreciados da região.

A 3ª etapa conta 3 metas volantes e duas contagens do Premio de Montanha de 2ª Categoria. Uma, a última do dia, encontra-se na Serra de Bornes, no “Alto do Mouco”, ao entrar no concelho de Macedo de Cavaleiros, a 36,4 Km da meta final. A etapa obrigará a muitos condicionamentos e interrupções ao trânsito nas áreas abrangidas.

Esta etapa antecede a mítica chegada à Senhora da Graça onde se perfilarão os principais favoritos à conquista final, em Lisboa. A 78ª Volta a Portugal Santander Totta vai decorrer entre 27 de julho e 7 de agosto, na extensão total de 1618,7 km. Estarão presentes 18 equipas do pelotão internacional: Portugal (6), Espanha (2), Austrália (1), Itália (1), Brasil (1), Suíça (1), Rússia (1), Alemanha (1), Colômbia (1), República Dominicana (1), Cazaquistão (1) e França (1). No total serão 144 ciclistas a iniciar a prova, cuja lista provisória já foi dada a conhecer pela organização (conheça aqui).

RTP com 9 horas em direto

Neste dia, a RTP vai contar com cerca de 9 horas em direto, tendo como pano de fundo Macedo de Cavaleiros. Além da transmissão da parte final da etapa, na RTP1 e RTP3, a televisão pública vai estar em Macedo de Cavaleiros com o programa “Há Volta”, no Jardim 1º de Maio. A emissão começa às 10:00H estendendo-se até às 20:00H, com interrupção entre as 13:00H e as 14:00H, horário do Jornal da Tarde.

Programa “Há Volta” – 10:00H/13:00H; 14:00H/16:00H; 18:00H/20:00H

Transmissão desportiva – RTP3 - 14:00H/16:00H; RTP1 – 16:00H/18:00H

Volta com uma logística muito grande

18 equipas, 144 atletas são, apenas, uma “pequena” de toda a logística associada a uma etapa da Volta a Portugal. Comissários da prova, equipas de montagem, imprensa, patrocinadores, equipas de segurança, ou equipas do programa de animação da RTP aumentam em muito o número de pessoas envolvidas e a grandeza da logística necessária.

A autarquia tem proporcionado todas as condições à organização da prova, a empresa Podium. A Feira de animação, com o merchandising, patrocinadores e equipas estará localizado no Parque Municipal de Exposições, durante todo o dia 30. O protocolo associado ao evento proporciona diferentes comodidades aos convidados da organização, com uma área específica a instalar junto à igreja Santa Maria Mãe da Igreja. O pódio ficará localizado na Avenida Comendador Emílio Augusto Pires, assim como a área de estacionamento dos carros de transmissão da RTP.

O Secretariado estará localizado no Centro Cultural, com sala de comissários e sala para a imprensa.

Volta a Portugal é também solidária

O regresso da Volta a Macedo de Cavaleiros vai possibilitar o auxílio a duas IPSS de Macedo de Cavaleiros. O Santander Totta, patrocinador principal, ao abrigo de protocolo com a União das Misericórdias vai ceder uma bicicleta de fisioterapia à Santa Casa da Misericórdia de Macedo de Cavaleiros. A iniciativa vai abranger todas as Misericórdias das localidades de partidas e chegadas da prova.

Também a Cercimac vai beneficiar uma oferta, neste caso da Nobre. A conhecida empresa propõe-se a ceder produtos na mesma quantidade que o peso do vencedor da etapa em Macedo de Cavaleiros. Ou seja, no final da etapa o vencedor será pesado e a Cercimac vai receber diferentes produtos da marca Nobre no mesmo peso que o ciclista.

Sem comentários:

Enviar um comentário