Vila Flor acolhe este fim-de-semana os campeonatos nacionais de ciclismo de estrada, numa organização conjunta da Federação Portuguesa de Ciclismo, da Associação Regional de Ciclismo e Ciclo-Turismo de Bragança e do Clube Ciclismo de Vila Flor, com o apoio principal do Município de Vila Flor.
Cerca de 500 ciclistas, sobretudo jovens dos escalões de formação, mas também adultos, no caso das Provas em linha Femininas, vão participar em quatro provas. A primeira, a prova de contrarrelógio individual, decorreu ao início da tarde desta sexta-feira e contou a participação de 149 atletas. Amanhã decorre a Prova em linha de Cadetes, com o mesmo número de atletas inscritos. Já no domingo, 58 atletas participam na Prova em linha de femininas e para terminar, decorre uma das provas mais importantes, a dos juniores, que conta com 161 atletas inscritos.
Estas distinções são muito importantes para o percurso dos ciclistas, como explica Nuno Palmeirão, do Clube Ciclismo de Vila Flor. “A prova de juniores acaba por ser a mais importante porque estão prestes a passar para o escalão seguinte. Vai ser uma prova muito disputada, no Domingo à tarde, com 168 atletas inscritos. Está aqui em jogo o futuro dos atletas juniores que, dependendo do resultado da prova, poderão ter a sorte de fazerem contratos com equipas profissionais e isso é muito importante para eles e para o ciclismo. È também importante para os atletas federados, poderão acrescentar ao currículo títulos de campeões”, salientou.
Mas a importância destas provas vai mais além do ciclismo. O presidente do Município de Vila Flor destaca o impacto positivo desta iniciativa, não só para o concelho de Vila Flor mas também para o nordeste transmontano e a região do Douro Superior. “Durante os três dias vamos ter aqui atletas dos maiores clubes nacionais e, portanto, tem um impacto enorme na promoção da modalidade e do concelho. Nós já temos uma boa capacidade de camas e de restauração e estão superlotados, não só em Vila Flor como nos concelhos à volta. Este tem também repercussões nos concelhos vizinhos, o que me deixa satisfeito”, referiu Fernando Barros.
Esta é a primeira vez que o nordeste transmontano recebe este tipo de provas. O autarca recorda, no entanto que, o Município tem vindo a ter a apoiar provas nacionais de várias modalidades de desporto. “Já no ano passado tivemos uma prova nacional de cadetes, já temos alguma experiência nesta área, e não podíamos também deixar de referir a tradição do ciclismo de Vila Flor. A Câmara tem feito uma aposta em várias modalidades, por vezes menos vistas, como é o caso do voleibol. Tivemos aqui a selecção nacional a estagiar durante cinco semanas e várias provas de carácter nacional, como por exemplo, a taça de Portugal e a supertaça”, lembrou o autarca.
Estima-se que durante os campeonatos nacionais de ciclismo estejam alojadas mais de mil pessoas no concelho de Vila Flor e nos concelhos vizinhos, sendo que muitos já estão na região desde o início desta semana.
Sara Geraldes
Escrito por Brigantia
Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário