Bragança foi, durante o período das festas natalícias, local de passagem (e paragem) obrigatória para mais de 67 mil pessoas que quiseram viver a magia do Natal na nona cidade mais antiga do País.
Tendo como principal destino a Pista de Gelo (no "epicentro" de Terra Natal e de Sonhos, a Praça Camões), por onde passaram, diariamente, uma média de 543 patinadores (mais 15,19% que na anterior edição), os visitantes tiveram, ao longo de todo o mês de dezembro, motivos para virem a Bragança, onde, a magia aconteceu um pouco por todo o Centro Histórico.
Os números da 3.ª edição de Bragança, Terra Natal e de Sonhos:
·543 patinadores por dia na Pista de Gelo (mais 15,19% que na anterior edição);
·+ de 67 mil pessoas passaram pela Praça Camões;
·+ de 100 Pais Natal na iniciativa Bragança a Pedalar;
·14 bancas na Banca de Natal;
·Aumento de 29,6% na taxa de utilização do parque de estacionamento da Praça Camões e aumento de 23,1% na taxa de utilização do parque de estacionamento da Avenida Sá Carneiro, comparativamente com o período homólogo.
A música e os espetáculos de fogo saíram às ruas todos os fins-se-semana do mês de dezembro, atraindo centenas de pessoas, que não deixaram, também, de visitar a Pista de Gelo (que voltou a ser a “protagonista” do evento), a árvore de Natal gigante, a Roda e o Comboio para os mais pequenos, de saborear um chocolate quente ou uma iguaria natalícia no Mercadinho de Natal, junto dos fogareiros, o Coreto, a Casa do Pai Natal, os presépios ao vivo, com miniaturas (da autoria do brigantino José Santana) e em tamanho real.
Produtos hortícolas, artesanato, doçaria e padaria, entre muitos outros, podiam ser encontrados na Banca de Natal, que, todos os sábados, “tomava conta” da Praça da Sé.
Os concertos de Natal que ocorreram em diversos locais do concelho de Bragança (ruas, Mercado Municipal de Bragança, Balcão Único de Atendimento do Município de Bragança e Igrejas) registaram uma significativa afluência de público.
E porque a solidariedade está sempre presente, a 10 de dezembro, cerca de 100 Pais Natal, de diferentes idades, participaram no passeio solidário em bicicleta, Natal a Pedalar, que terminou com a entrega de brinquedos às crianças da Obra Kolping.
Bragança, Terra Natal e de Sonhos, promovido pelo Município de Bragança, União das Freguesias de Sé, Santa Maria e Meixedo, ACISB, NERBA e Unidade Pastoral Senhora das Graças, tem conseguido alcançar o seu principal objetivo: dinamizar a economia local e promover o turismo, elevando o orgulho e o sentimento de pertença dos brigantinos.
Bragança, Terra Natal e de Sonhos contou, ainda, com o apoio das seguintes entidades: Polícia de Segurança Pública, Bombeiros Voluntários de Bragança, Bombeiros Voluntários de Izeda, Fundação Rei Afonso Henriques, Centro Ciência Viva, Escolas e Agrupamentos de Escolas de Bragança, Fundação “os Nossos Livros” - Conservatório de Música e Dança de Bragança, Associação Coral Brigantino N. Sra. das Graças, Banda Filarmónica de Bragança, Banda de Música de Izeda, Banda de Música de Pinela, Associação Académica do IPB, Associações de Estudantes do IPB, Associações de Estudantes dos Agrupamentos de Escolas, Real Tuna Universitária de Bragança, Tôna Tuna, RAUSS Tuna, Associação dos Amigos do Campo Redondo, Associação Team Giant, Velo Clube de Bragança, Associação Regional de Ciclismo e Cicloturismo de Bragança, José Santana.
in:noticiasdonordeste.pt
Sem comentários:
Enviar um comentário