Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 10 de março de 2017

Bragança vai acolher 2ª edição do programa de formação executiva para entidades do setor social

Bragança vai acolher, entre o dia 06 de abril e o dia 12 de julho, a 2ª edição do programa de formação executiva para entidades do setor social. etor social é um dos mais importantes da economia nacional e contribui com 3,8% para o PIB, empregando 260.000 trabalhadores, num total de 55.000 entidades.
A cidade de Bragança vai acolher a segunda edição do “Executive IPSS”, um programa de formação executiva especializada dirigida a IPSS - Instituições Particulares de Solidariedade Social e outras entidades do setor não lucrativo. O alargamento desta iniciativa para Bragança resulta, por um lado, dos resultados muito positivos da primeira edição a decorrer atualmente em Braga e, por outro, de uma parceria com a UIPSSD Bragança. A estas duas entidades, com forte impacto no setor social, junta-se ainda a Universidade do Minho que colocará ao dispor toda a sua experiência na formação superior em gestão. 

Com uma forte componente prática e baseada em casos de estudo específicos, a formação executiva preparada para responder às necessidades reais das entidades da economia social chega agora a Bragança. Estas ações têm como objetivo promover as boas práticas de gestão no terceiro setor e permitir ainda que as entidades se modernizem e atualizem ao nível de práticas de gestão e administração. Razões que estiveram na base da parceria agora estabelecida pela UIPSSD Bragança, F3M e UMinho Exec.

O principal objetivo do “Executive IPSS” é também mostrar a necessidade de incutir boas práticas de gestão e preparar os novos dirigentes para os desafios que o terceiro setor lhes coloca, em áreas como o planeamento, a sustentabilidade, a fiscalidade, a legislação laboral e os recursos humanos, entre outras.

A UIPSSD Bragança, que reúne as IPSS do distrito, tem como objetivo promover e coordenar ações para a cooperação e interajuda interinstitucional, divulgando boas práticas e promovendo a consciencialização social dos cidadãos no meio onde estão inseridos.

Líder no fornecimento e implementação de soluções tecnológicas específicas para o setor social e a F3M tem, desde 2011, uma área dedicada à formação, o Training Centre. Apresenta uma oferta variada com formações especificamente preparadas para a área da solidariedade social. Está há vários anos presente em todo o país, incluindo as regiões autónomas, tendo chegado recentemente a Angola e Moçambique.

A Formação de Executivos – UMinho Exec, integrada na Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho, tem uma metodologia assente em estudos de caso e trabalho de projeto, que potencia a aplicação prática e direta do conhecimento adquirido, na resolução de problemas das próprias empresas, capacitando os participantes, a fim de enfrentar desafios urgentes e, complexos, na vertente empresarial, nacional ou internacional.

O setor social é um dos mais importantes para a economia, bem como para o desenvolvimento do país, registando-se mais de 55.000 entidades, 260.000 trabalhadores e 14.000 milhões de euros de recursos utilizados, contribuindo para cerca de 4% do PIB nacional, segundo dados do INE. Estes números atestam bem a importância desta área para o desenvolvimento do país.

in:noticiasdonordeste.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário