O Ministério da Administração Interna (MAI) considerou como prioritárias as intervenções nos postos territoriais da GNR de Macedo de Cavaleiros, Vimioso e Argozelo. As obras estão previstas na lei de programação das infraestruturas e equipamentos das forças de segurança para o período de 2017 – 20121.
Nestes casos identificados para serem os primeiros do distrito de Bragança a receber obras já tinham sido anteriormente assinados protocolos que previam requalificação dos edifícios mas estas acabaram por não se realizar.
Apesar de ainda não saber quando será iniciada a intervenção, o presidente do município de Vimioso, Jorge Fidalgo, mostra-se satisfeito por os dois postos da GNR do concelho que governa estarem identificados como prioritários pelo Ministério.
“Houve um protocolo com o MAI no sentido de fazer obras de reabilitação em Vimioso, o projecto está feito, nós chegámos a lançar o concurso, mas depois por dificuldades de financiamento a nível dos fundos comunitários não foi possível fazer a adjudicação da empreitada. Mal este governo tomou posse eu apresentei a pertinência e a emergência de fazer intervenções de fazer intervenções neste edifício da GNR de Vimioso e de Argozelo”, referiu.
Já existe um projecto para a reabilitação do posto de Vimioso, um investimento que rondará os 450 mil euros. No caso de Argozelo o valor de investimento não será tão alto, no entanto, ambos necessitam de uma intervenção urgente considera o autarca.
“O posto da GNR de Vimioso é já da década de 70, e necessita de uma cobertura nova, caixilharia, isolamento térmico, do arranjo das instalações sanitárias. Acaba por ser ainda uma intervenção grande, de 450 mil euros, e também implica a adaptação de espaços a novas necessidades da GNR e do público”, salientou.
Também no caso de Macedo de Cavaleiros, em 2015 foi assinado um protocolo com o objectivo de requalificar o edifício da GNR, prevendo-se na altura que as obras estivessem terminadas este ano. Agora a identificação como prioridade no distrito fez os planos de requalificação avançar novamente. O autarca de Macedo; Duarte Moreno, refere que o projecto de execução estará concluído no próximo mês e a obra deverá ser lançada pela autarquia.
“Já acertamos todos os pormenores em termos de arquitectura, entre o MAI e técnicos que estão a elaborar o projecto, e este teria que estar concluído até 15 de Abril. Depois vamos fazer um acordo de cooperação para ser a câmara a lançar a obra e fazer a gestão. O MAI queria visar a verba que vai ficar consignada à obra pelo tribunal de contas, para depois procedermos ao lançamento do concurso e pretendia que este ano houvesse algum tipo de pagamentos”, salienta.
Não se sabe ainda quais os custos da requalificação do posto de Macedo mas também aqui a verba será transferida na totalidade pelo Ministério da administração interna.
Na lei de programação, também o posto de Alfândega da Fé está identificado com prioridade 2 e os de Rebordelo, no concelho de Vinhais, e Carrazeda de Ansiães estão em terceiro lugar as prioridades.
Também o comando distrital da PSP de Bragança está contemplado neste plano de intervenções com prioridade 3.
Escrito por Brigantia
Olga Telo Cordeiro
Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário