O problema da desertificação do interior tem vindo a acentuar-se nos últimos dez anos e é urgente que se tomem medidas de incentivo à fixação de empresas e jovens no interior.
A questão foi abordada pelo secretário de estado da administração interna, este fim-de-semana na inauguração da Feira do Folar e do azeite de Izeda.
Jorge Gomes considera que é preciso bem mais do que uma política de valorização do interior e que a opção de ficar deve partir dos habitantes da região principalmente dos mais jovens
“Nós não podemos ser os primeiros a dizer que isto é mau, temos de pegar no valor da nossa região e transformar em estado económico, criação de emprego, investimento, inovação e é essa a nossa obrigação. Há jovens do nosso distrito que preferem viver em Lisboa de forma precária do que trabalhar na nossa terra”, argumentou.
Lembrou que também o problema que a crise económica trouxe ao país, da emigração forçada dos jovens licenciados e a carência de profissionais que se tem feito notar nas mais diversas áreas.
“Não vale a pena esconder o sol com a peneira, nós temos no nosso distrito uma indústria de referência que é a Faurécia, eu não vi mas sei que já está a acontecer as empresas satélite que se estão a instalar à volta e é isso que tem de se ir fazendo, mas cabe à juventude ter a iniciativa de se fixar e de criar emprego”, explicou.
Declarações do secretário de estado da administração interna, este fim-de-semana em Izeda, sobre a desertificação e envelhecimento do Nordeste Transmontano.
Escrito por Brigantia
Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário