Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 17 de maio de 2017

Entraram em funcionamento os postos de vigia florestais do distrito

Dia 15 deste mês, começou a fase bravo de combate a incêndios, que se prolonga até dia 30 de Junho. O que significa que também entraram em funcionamento os postos de vigia florestais. Há 3 activos no distrito de Bragança,fomos conhecer um deles, localizado na Serra de Bornes, em Macedo de Cavaleiros.
Vigiar e prevenir a ocorrência de incêndios na Serra de Bornes, é por estes dias, a rotina de Benjamim Camelo, que toma conta do posto de vigia naquele local. Depende dos anos, e principalmente do clima, mas Benjamim já desempenha esta tarefa há anos suficientes para saber que Maio e Junho já registam bastantes ignições “ a nossa função aqui é estarmos atentos à primeira coluna de fumo que vemos, tiramos o ângulo de onde fica e fazemos a comunicação, tem anos que começa a haver muitas ocorrências, mas agora no mês de Maio e Junho já há bastantes”, sublinha o vigilante. 

Neste momento, estão activos 3 postos de vigia no distrito de Bragança.  A  Bornes, no concelho de Macedo de Cavaleiros, juntam-se a Coroa, em Vinhais, e Montesinho, em Bragança. “Começaram a funcionar dia 15 deste mês, aquando o início da fase Bravo, e são depois reforçados a 1 de Julho”, explicou o capitão da GNR, Vítor Romualdo.
O mês de Abril foi atípico em termos de ignições. A GNR suspeita que a realização de queimas e queimadas sem os devidos cuidados pode ser a causa do problema, e por isso, fica o alerta.

Alguns conselhos nesta fase Bravo de combate a fogos florestais, na qual já há 3 postos de vigia instalados em 3 concelhos diferentes do distrito de Bragança.
Para já, os postos contratados pelo SEPNA, da GNR, efectuam vigias de 8 horas diárias. Durante a fase crítica, de 1 de Julho a 30 de Setembro, passam a ser feitas em turnos de 24 horas. 

Escrito por Onda Livre (CIR) / Foto: Douro Valley 

Sem comentários:

Enviar um comentário