Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 4 de abril de 2018

IRS em formato digital é um processo complicado para a população mais idosa

Pela primeira vez, a submissão do IRS terá de ser realizada através da internet para todos os contribuintes. No entanto, nem todos estão de acordo com a medida. Para os mais idosos, entregar o IRS informaticamente pode ser bastante complicado.
“Tenho que pagar a quem a faça, antigamente fazia-a eu ou a filha. Eu não tenho internet, não tenho nada disso e como é que eu vou fazer? Agora não. Tenho que pagar ou conseguir alguém que me realize este serviço. Indivíduos com 80 anos vão fazer a submissão? Nunca na vida”, disse Armando Palavras.

“Eu não tenho internet e queria pedir ajuda para submeter a declaração relativa ao ano passado” referiu Amílcar Afonso.

“A minha opinião é que o IRS deveria continuar como estava até ao outro ano, porque há muitas pessoas que não conseguem realizar sozinhas sem auxílio. Da forma como estava não constituía nenhum problema e quem não tinha computador tinha possibilidade de o fazer sem problema nenhum, sem ir pagar para o fazer” contou Adriano Pereira.

A submissão para todas as tipologias de contribuintes terá de ser realizada de forma electrónica até ao final mês de Maio. O início da submissão arrancou dia 1, e para ajudar a ultrapassar as barreiras da informática existem juntas de freguesia que ajudam a população como é o caso da União de Freguesias de Nunes e Ousilhão, do concelho de Vinhais.

“Como é a primeira vez que as pessoas têm que preencher a declaração informaticamente e como a maioria não tem acesso à internet ou como muitas não sabem manusear, nós vamos tentar garantir o serviço desde o preenchimento do IRS até à submissão. Queria acrescentar que temos pessoas que são voluntárias que também vão ajudar a junta de freguesia nesse processo todo e temos a colaboração da repartição das Finanças de Vinhais” contou a tesoureira, Sandrina Fernandes.

Para auxiliar a população de cerca de 300 habitantes destas aldeias, a União de Freguesias vai abrir dois gabinetes no sábado das 14h00 às 17h00 e no domingo 09h30 à 12h30m.

Também a Junta de Freguesia de Ervedosa, do concelho de Vinhais é outro exemplo de uma freguesia que pretende ajudar a população neste processo que pode ser tão difícil para as pessoas com mais idade, tal como todas as juntas de Freguesia deste concelho. Um serviço que já é prestado há vinte anos.

“Já prestamos este serviço na localidade há vinte anos, o serviço de apoio à apresentação de IRS. Neste caso, agora só em digital. O serviço está a ser realizado em todo o concelho de Vinhais, e com a ajuda do serviço das Finanças de Vinhais que esteve numa reunião a prestar uma sessão de esclarecimentos, na Câmara Municipal, onde estiveram todos os representantes das Juntas do concelho”, como contou Franclim do Nascimento, presidente da Junta de Freguesia de Ervedosa e representante das juntas das freguesias do concelho.

O Portal das Finanças continua a registar problemas pontuais na área do IRS, impedindo alguns contribuintes de apresentarem a declaração e o governo garante que o reembolso será realizado no prazo máximo de 12 dias. 

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário