Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sábado, 14 de abril de 2018

Papa Francisco abre caminho à beatificação do primeiro diretor do Mensageiro de Bragança

O Papa abriu este sábado o caminho à beatificação do Cón. Manuel Nunes Formigão, primeiro diretor do Mensageiro de Bragança e considerado o Apóstolo de Fátima, por ser figura central na investigação e divulgação das Aparições na Cova da Iria.
Francisco aprovou a publicação do decreto que reconhece as “virtudes heróicas” do cónego Formião, após uma audiência concedida ao prefeito da Congregação para as Causas dos Santos (Santa Sé), cardeal Ângelo Amato, noticia a Agência Ecclesia.
Este é um passo central no processo que leva à proclamação de um fiel católico como beato, penúltima etapa para a declaração da santidade; para a beatificação, exige-se o reconhecimento de um milagre atribuído à intercessão do agora venerável Manuel Formigão.
Manuel Nunes Formigão nasceu em Tomar, a 1 de janeiro de 1883 e aos 12 anos entrou no Seminário Patriarcal em Santarém, onde realizou os estudos eclesiásticos.
O sacerdote faleceu em Fátima, a 30 de janeiro de 1958, e no ano 2000 a Conferência Episcopal Portuguesa concedeu a anuência para a introdução da causa de Beatificação e Canonização do Apóstolo de Fátima.
Passou pela diocese de Bragança-Miranda entre 1934 e 1943, onde, entre outras coisas, foi o primeiro diretor do Mensageiro de Bragança, o jornal diocesano.
Em 2017, a Fundação Mensageiro de Bragança promoveu, juntamente com a Santa Casa da Misericórdia de Bragança, a Casa de Trabalho Dr. Oliveira Salazar, o Seminário de S. José e as Irmãs do Sagrado Coração de Jesus, de Bragança, uma homenagem ao Cón. Formigão, com o acolhimento de uma Cantata interpretada pelo Conservatório de Ourém, uma exposição na Santa Casa da Misericórdia e uma conferência sobre a figura do “Apóstolo de Fátima”.
“Aqueles que o conheceram de perto dizem mesmo isso, que é um Santo. É uma justa e necessária homenagem que Bragança fez àquele que tanto contribuiu para aquilo que nós somos hoje. Durante nove anos teve uma ação decisiva como fundador e primeiro diretor do Mensageiro de Bragança, como reitor do Seminário Maior, como membro e secretário-geral da Cúria diocesana, como capelão da Santa Casa da Misericórdia, como fundador dos dois patronatos, o de Santo António e o de N. Sra. de Fátima, como assistente espiritual e confessor das Irmãs do Sagrado Coração de Jesus, como secretário particular do bispo D. Luís António de Almeida, depois assessorando D. Abílio Augusto Vaz das Neves. Portanto, a sua presença é muito viva ainda hoje e em feliz hora foi possível esta homenagem”, recordou, na altura, D. José Cordeiro.

AGR
in:mdb.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário