O colégio de Torre de Dona Chama corre o risco de fechar por falta de viabilidade financeira.
A instituição privada, já no ano passado, viu ser drasticamente reduzido o financiamento no contrato de associação que estabeleceu com o Ministério da Educação. O presidente da junta de freguesia, Nuno Nogueira afirma que a junta ainda não tem a certeza se o colégio encerra mas poderá ser mesmo esse o destino da instituição.
“Oficialmente ainda não existe a confirmação se encerra ou não, mas visto que não funcionam já algumas turmas, poderá ser este o fim” disse Nuno Nogueira.
Neste último ano lectivo funcionaram apenas três turmas, uma delas suportada pelo colégio. O presidente da junta de freguesia de Torre de Dona Chama diz não existir oferta pública para o ensino secundário.
“Existem excepções e uma delas seria o caso do colégio de Torre de Dona Chama não tendo oferta pública. Pretendíamos que continuasse o ensino secundário, com 3 turmas. Este ano lectivo, funcionaram três turmas. Duas financiadas pelo estado (9º ano e 12º ano) e outra, o 10º ano suportado pelo estado”.
Em defesa do colégio da vila, a concelhia de Mirandela do CDS/PP promoveu, no ano passado, uma petição que contou com mais de 500 assinaturas. O Colégio iniciou a sua actividade no ano lectivo de 1977/78.
Escrito por Brigantia
Carina Alves
Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário