quarta-feira, 23 de janeiro de 2019

Museu Ibérico da Máscara e do Traje (2007)

Integrado no projeto “Máscaras”, o Museu Ibérico da Máscara e do Traje tem como base uma parceria de cooperação transfronteiriça entre o Município de Bragança e a Deputación de Zamora. Inaugurado em fevereiro de 2007, tem como objetivo preservar e promover a identidade e a cultura do povo desta região de fronteira, unido por milénios de história comum.
Museu Ibérico da Máscara e do Traje

Dele fazem parte trajes e máscaras característicos das festas de inverno e carnaval de Trás-os-Montes, Lazarim e província de Zamora. Para além do contacto com os personagens que recriam com todo o rigor mais de 50 caretos, o interior do Museu permite ainda ao visitante, ao som da música tradicional, das fotografias, dos documentários e da panóplia de objetos expostos, conduzi-lo por uma viagem ao universo mágico que ainda hoje pode ser apreciado e vivido em diferentes localidades de Bragança e Zamora, durante os meses de inverno.
Dividido em três pisos, o primeiro é dedicado às festas de inverno trasmontanas, o segundo às festas da Região de Zamora e o terceiro ao Carnaval das duas regiões. Os artesãos, criadores deste património, dispõem de um espaço próprio no terceiro andar do museu.
O Museu disponibiliza ainda, através do seu serviço educativo, um programa de visitas guiadas, visitas/jogo e ainda workshops de máscaras.

Título: Bragança na Época Contemporânea (1820-2012)
Edição: Câmara Municipal de Bragança
Investigação: CEPESE – Centro de Estudos da População, Economia e Sociedade
Coordenação: Fernando de Sousa

Sem comentários:

Enviar um comentário