Conservatório de Música e de Dança de Bragança |
Assumindo-se como um espaço educativo de formação artística, tem como principais objetivos promover, desenvolver e realizar atividades culturais e artísticas através do ensino da música. Instalado no Centro Cultural Adriano Moreira, dispõe de cursos básicos – de violino, violoncelo, guitarra e piano –, e de cursos livres – flauta transversal, trompete, acordeão –, bem como o ensino de instrumentos tradicionais que, pela primeira vez, se realiza num Conservatório de Música, como a gaita-de-foles. A gestão administrativa e financeira do Conservatório de Música está atribuída pela Câmara Municipal de Bragança à Fundação “Os Nossos Livros”, contando a direção pedagógica com a colaboração da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança.
O Conservatório de Música desenvolve um conjunto diversificado de atividades, participa regularmente em eventos, realizando atuações musicais com professores e alunos, concertos didático-pedagógicos, recitais de música, audições musicais, visitas guiadas para os alunos do ensino pré-escolar no âmbito da pedagogia musical, intercâmbios com o Conservatório de Música da Maia, de Miranda de Ebro, em Espanha, e de Pavillons-sous-Bois, em França. Em 2005, foi constituído o Coro do Conservatório de Música, com o objetivo de iniciar os jovens na atividade de canto coral.
A Escola Municipal de Dança de Bragança está vocacionada para o ensino de cursos oficiais na área da dança, conferindo o nível dois do quadro nacional de qualificação. Funciona em “regime supletivo”, podendo avançar para “regime articulado”.
Título: Bragança na Época Contemporânea (1820-2012)
Edição: Câmara Municipal de Bragança
Investigação: CEPESE – Centro de Estudos da População, Economia e Sociedade
Coordenação: Fernando de Sousa
Sem comentários:
Enviar um comentário