Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 10 de janeiro de 2019

Presidente de Vinhais entende que obras na EN103 são uma "necessidade" e uma "questão de justiça"

Uma questão de "justiça". É assim que o presidente do município vinhaense se posiciona em relação à requalificação da Estrada Nacional 103, que liga Vinhais a Bragança.
Luís Fernandes mostrou-se descontente depois das declarações do Ministro do Planeamento e das Infraestruturas, que, na sua passagem por Bragança, no começo do mês passado, não se comprometeu com a requalificação da infraestrutura. O presidente de Vinhais assegura que esta obra e a nova estrada de ligação entre Vimioso e a Autoestrada Transmontana são necessidades para a região. "Como é normal, não fiquei satisfeito com essas declarações. Penso que aquilo que tem de haver e que deve haver, até por uma questão de justiça, em relação a essas infraestruturas, é a garantia de que vão ser feitas. Compreendo que haja dificuldades mas parece-me que, além de serem necessárias e fundamentais, neste caso, para o concelho de Vinhais, e não só, para a região, é também uma questão de justiça porque são aqueles dois concelhos que ficaram de fora de todas as obras realizadas e de todas as ligações que foram feitas", esclareceu Luís Fernandes.

O autarca defende que a situação causa constrangimentos a vários níveis e admite que tem de haver sensibilidade por parte da tutela. "Não tendo melhores ligações, claro que provoca constrangimentos a vários níveis, nas deslocações das pessoas, e tem consequências a nível económico e a nível social que prejudicam as populações. É um constrangimento que existe para estes dois concelhos mas também para a região. Parece-me que tem que haver por parte da tutela e do governo, e eu quero querer que vai haver, o bom-senso e a justiça de que essa obra seja feita", explicou o autarca vinhaense.

Em Fevereiro de 2016, o ministro, Pedro Marques, em Vinhais, garantiu que num mês o projecto de requalificação da estrada estaria concluído. A 14 de Setembro do ano passado, a "luta" continuava com a Comunidade Intermunicipal Terras de Trás-os-Montes a apresentar ao Governo prioridades para o território, depois dos autarcas de Vinhais e Vimioso terem apresentado na reunião, imediatamente anterior, do conselho intermunicipal, a vontade e necessidade destas ligações serem incluídas no Programa Nacional de Investimentos 2030. 

Escrito por Brigantia
Jornalista: Carina Alves

Sem comentários:

Enviar um comentário