O ministro da Administração Interna reuniu ontem em Bragança com a Comunidade Intermunicipal Terras de Trás os Montes, foi a 21.ª e a última sessão do roteiro MAI, que levou Eduardo Cabrita a reunir como todas as câmaras das 21 comunidades intermunicipais.
Foram debatidos temas como a segurança, protecção civil e a descentralização.
O ministro desvalorizou o facto de na CIM a maioria das câmaras não ter aceitado as competências do poder central e afirmou que é importante que os municípios se preparem para a transição.
“Municípios como estes são os que mais têm a ganhar com a descentralização, porque são os que estão mais longe. Não acredito que ninguém nesta região ache que é melhor as coisas continuarem a ser decididas no Porto ou em Lisboa. Temos é de nos capacitar para preparar para que as decisões sejam tomadas à escala local, mas democraticamente respeitamos quer os municípios que decidiram aceitar as competências e os que decidiram não aceitar nenhuma”, frisou.
Segundo o presidente da CIM Terras de Trás-os-Montes, Artur Nunes, esta reunião serviu também para tirar dúvidas sobre o processo de descentralização.
“Fazer balanço, tirar dúvidas e poder conversar sobre esta matéria também nos aproxima mais desta reforma. Também foi discutida a questão financeira ligada a esta questão”, afirmou também presidente da câmara de Miranda do Douro, que não aceitou para já as competências.
Na reunião foram ainda discutidos os investimentos previstos na programação das Infraestruturas e Equipamentos das Forças de Segurança para os nove municípios da CIM, que ultrapassam o valor global de 3 milhões de euros, mas as câmaras pediram ainda novas intervenções.
Escrito por Brigantia
Jornalista: Olga Telo Cordeiro
Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário