Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 3 de julho de 2019

Roteiro MAI acaba reuniões com 21 Comunidades Intermunicipais em Bragança

O ministro da Administração Interna reuniu ontem em Bragança com a Comunidade Intermunicipal Terras de Trás os Montes, foi a 21.ª e a última sessão do roteiro MAI, que levou Eduardo Cabrita a reunir como todas as câmaras das 21 comunidades intermunicipais.
Foram debatidos temas como a segurança, protecção civil e a descentralização.

O ministro desvalorizou o facto de na CIM a maioria das câmaras não ter aceitado as competências do poder central e afirmou que é importante que os municípios se preparem para a transição.

“Municípios como estes são os que mais têm a ganhar com a descentralização, porque são os que estão mais longe. Não acredito que ninguém nesta região ache que é melhor as coisas continuarem a ser decididas no Porto ou em Lisboa. Temos é de nos capacitar para preparar para que as decisões sejam tomadas à escala local, mas democraticamente respeitamos quer os municípios que decidiram aceitar as competências e os que decidiram não aceitar nenhuma”, frisou.

Segundo o presidente da CIM Terras de Trás-os-Montes, Artur Nunes, esta reunião serviu também para tirar dúvidas sobre o processo de descentralização.

“Fazer balanço, tirar dúvidas e poder conversar sobre esta matéria também nos aproxima mais desta reforma. Também foi discutida a questão financeira ligada a esta questão”, afirmou também presidente da câmara de Miranda do Douro, que não aceitou para já as competências.

Na reunião foram ainda discutidos os investimentos previstos na programação das Infraestruturas e Equipamentos das Forças de Segurança para os nove municípios da CIM, que ultrapassam o valor global de 3 milhões de euros, mas as câmaras pediram ainda novas intervenções. 

Escrito por Brigantia
Jornalista: Olga Telo Cordeiro

Sem comentários:

Enviar um comentário