Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 6 de janeiro de 2022

Macedo de Cavaleiros vai ter balcão para registo gratuito de terrenos rústicos e mistos a partir de 10 de janeiro (BUPi)

 A partir de 10 de janeiro, Macedo de Cavaleiros vai ter em funcionamento o Balcão Único do Prédio (BUPi).
Esta plataforma foi criada pelo Governo com o objetivo de identificar os proprietários de terrenos em território português até 2023. Com ela, é possível fazer a georreferenciação dos limites de propriedades rústicas, onde não exista cadastro.

Com esta valência, o processo é facilitado e gratuito, como explica Cristina Ferreira, Chefe de Divisão do Ambiente e Gestão Territorial:

“O balcão é, principalmente, um balcão de registo rústico e misto. Isto permite aos proprietários que não tenham os terrenos registados, que o possam fazer de uma forma rápida e gratuita e isto facilita muito esse trabalho. A partir do balcão fazemos o polígono de implantação que a pessoas nos indicar, fazemos também a georreferenciação e teremos um solicitador que fará toda a tramitação com as finanças e a conservatória.

Se não tiverem artigo matricial, ele também é registado, também pode fazer os artigos omissos, de uma forma simples, sem estresses e muito mais rápido”.

Um registo que é obrigatório:

“O balcão é de extrema importância porque é necessário fazer o registo cadastral de todos os terrenos rústicos e mistos, que não existem no nosso país nem no nosso concelho. Aqui em Macedo temos cerca de 61 mil artigos para referenciar e registar, algo que é obrigatório.”

O projeto é cofinanciado e resulta de uma candidatura conjunta com a CIM Terras de Trás-os-Montes no valor de 348.244,71€.

Em Macedo de Cavaleiros o balcão vai funcionar no edifício SIDE UP onde está provisoriamente instalada a câmara municipal, nos dias úteis, entre as 9h e as 17h, com pausa para almoço, a partir já da próxima segunda-feira.

Deverá ser feita marcação prévia via telefone para o 278 420 420.

Escrito por ONDA LIVRE

Sem comentários:

Enviar um comentário