Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 16 de junho de 2023

Carrazeda de Ansiães substitui Adutora Principal dos Sistema de Distribuição de Água do Concelho

 Carrazeda de Ansiães investe cerca de 500 mil euros na substituição de conduta de água no concelho. Substituição da Adutora Principal dos Sistema de Distribuição de Água do Concelho desde a ETA até ao Depósito do Ferreiro.


A obra agora concluída diz respeito a uma operação que substituiu na integra a conduta adutora existente, que transporta cerca de 64% da água no concelho para distribuição, desde a Estação de Tratamento de Água (ETA) até ao depósito do Ferreiro, com uma extensão de cerca de três quilómetros.

Esta empreitada vai resultar numa redução efetiva das perdas reais de água e, simultaneamente, a na otimização e redução dos gastos operacionais, por via da maior eficiência energética e funcional dos equipamentos do sistema elevatório. Assim como a melhoria da qualidade do serviço de abastecimento de água, através da otimização da utilização da capacidade instalada.

“Já algum tempo que pretendíamos fazer esta intervenção, tendo em conta o envelhecimento e rápida deterioração da conduta existente, onde antes da intervenção verificávamos um enorme e diário número de roturas, facto que dificultava a sua operacionalidade, originando graves transtornos no abastecimento de água à população assim como elevados volumes de água perdida”, explica o presidente da Câmara Municipal de Carrazeda de Ansiães, João Gonçalves. Um problema “caro”, para o município sobretudo em anos de enorme escassez de água, como foi 2022.

Esta obra que custou 487 159,42€ foi cofinanciada pelos fundos POSEUR, Portugal2020 e União Europeia, em 376 867,47€, sem cujo apoio seria complicado realizar a empreitada.

Aliás, o Município de Carrazeda de Ansiães tem vindo a requalificar variadas infraestruturas do concelho, aproveitando o apoio dos fundos comunitários que são uma mais-valia para colmatar desigualdades nos territórios de baixa densidade populacional. Este acesso a candidaturas e fundos de investimento são uma ferramenta importantíssima na promoção de mais qualidade de vida aos residentes, assim como aceleram a renovação/implementação de novas infraestruturas indispensáveis ao desenvolvimento territorial dos concelhos do interior.

Sem comentários:

Enviar um comentário