Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 3 de janeiro de 2024

Os de Salselas, ocupados no fabrico e carreto de cal para as fortificações de Chaves, são isentos de certa finta 29 de Novembro de 1714

 «Dizem os moradores e feitores do cazal do logar de Salsellas termo desta cidade que ao dito logar lançaram na camara 350 arrobas de palha para o assento desta praça, o que é injusto, porquanto os moradores do dito logar estão obrigados á facção da cal para as forteficações da villa de Chaves e estão continuamente na dita facção e dando a palha não tem seus bois que gastar e nem com que os alimentar para andarem na dita facção e conforme os privilegios juntos são livres e isentos de a darem por estarem obrigados nos livros da vedoria.
Pedem a V. E.cia á vista dos despachos presentes seja servido haver os supplicantes por escusos e livres de darem a dita palha.
Despacho. Com aquelles que actualmente andarem na factura e carreto da cal se não intenda para darem a palha e se lhe guarde em tudo seus privilegios.

Bragança 29 de Novembro de 1714. — Conde de Alvor» (197).
----------
(197) Ibidem, fl. 351. O conde de Alvor era ao tempo governador das armas da província de Trás-os-Montes.
----------
MEMÓRIAS ARQUEOLÓGICO-HISTÓRICAS DO DISTRITO DE BRAGANÇA

Sem comentários:

Enviar um comentário