Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 1 de março de 2024

Arrancou a Feira da Alheira com o anúncio de que está praticamente pronta a atualização do caderno de aspecificações da Alheira de Mirandela IGP

 O processo de atualização do caderno de especificações dos requisitos exigidos para poder produzir alheira de Mirandela IGP (Indicação Geográfica Protegida), "está praticamente fechada".


A informação foi avançada, esta quinta-feira, pelo presidente da direção da Associação Comercial e Industrial de Mirandela, entidade gestora da alheira IGP, durante a cerimónia oficial de abertura da 24ª edição da Feira da Alheira de Mirandela que vai decorrer até domingo, na zona nobre da cidade.

Vítor Borges acredita que as alterações "visam tornar mais simples a adesão das cozinhas regionais a este processo de certificação, dado que atualmente apenas cinco empresas estão neste processo". 

No total, em 2023, foram produzidas seis milhões de alheiras IGP, adiantou.

A Feira da Alheira arrancou, ontem, com um encontro venatório com enorme adesão dos caçadores. O certame decorre até domingo na zona nobre da cidade com cerca de 90 expositores, e a presidente do Município, Júlia Rodrigues, espera milhares de visitantes. “Estamos com muitas expectativas. Houve uma forte aposta na divulgação. Sabemos que nesta altura temos muitos visitantes e com a feira da alheira vamos ter ainda mais. Este modelo resultou muito bem o ano passado, ocupando todo o centro de Mirandela e tivemos mais um dia, porque iniciamos com uma montaria, organizada pela câmara municipal e o Clube de Monteiros, de modo a atingirmos outro público importante na nossa região”, disse.

Os produtores de alheira esperam que “o tempo ajude”, dado que o certame acontece ao ar livre. “Encaramos esta feira como mais divulgação do que propriamente vendas, mas depois conjugam-se as duas situações”, disse um produtor.

A edição deste ano, fica também marcada por ser a primeira depois da descida do IVA da alheira, em vigor desde 1 de janeiro deste ano, passando de 23 para 13 por cento e os produtores adiantam que “já levou ao aumento das vendas nos primeiros dois meses do ano”.. 

O certame associa gastronomia, comércio e entretenimento, haverá degustação de iguarias, sessões de showcooking no espaço saborear com a presença de chefs de afincada ligação ao território.

A animação musical está a cargo de Rebeca, esta sexta-feira, e Jorge Guerreiro, amanhã. 

Artigo escrito por Fernando Pires (jornalista)

Sem comentários:

Enviar um comentário