Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 17 de junho de 2024

Mais de 450 pessoas participaram na terceira edição dos Jogos Tradicionais organizados pela CIM-TTM

 A zona verde do Parque Dr. José Gama, em Mirandela, foi o palco da terceira edição do Campeonato de Jogos Tradicionais promovido pela Comunidade Intermunicipal das Terras de Trás-os-Montes, que juntou, durante todo o dia de domingo, mais de 450 participantes dos nove concelhos que, individualmente ou em equipa, disputaram o título de campeões regionais em diferentes escalões e modalidades


Entre os jogos, destacam-se: o fito, a raiola, a malha, a relha, a tração à corda, a corrida de sacos ou os jogos do burro e da dança das cadeiras.

Este evento anual “celebra e preserva os jogos que marcaram gerações, promovendo atividades que incentivam a interação social, o exercício físico, oferecendo uma oportunidade para jovens e adultos experimentarem e redescobrirem jogos que fazem parte do património cultural”, refere o primeiro secretário da CIM Terras de Trás-os-Montes.

Rui Caseiro considera que a edição deste ano foi um sucesso. “A avaliar pelo número de participantes, superior a 450, que mostra um empenhamento elevado por parte dos Municípios, das escolas e pelas pessoas envolvidas, temos feito um esforço elevado para que os mais novos entrem e temos conseguido e esperemos ainda envolver mais gente”, diz.

Este campeonato é também entendido como “uma oportunidade para as pessoas se desconectarem do mundo digital e se conectarem com a natureza, a prática de atividade física e a cultura”.

Este é também um evento “verdadeiramente inclusivo”, já que “há lugar a jogos adaptados, que contam com a participação dos utentes de IPSS’s do território”, acrescenta Rui Caseiro.

Também a presidente do Município de Mirandela, Júlia Rodrigues, anfitriã deste campeonato de jogos tradicionais, valoriza a iniciativa. “Foi um dia muito participativo e de muito convívio e ao mesmo tempo puderam desfrutar de um espaço privilegiado como é este junto ao rio Tua”, sublinha.

Entre os jovens participantes, a alegria era evidente com tanta animação e convívio durante as mais de oito horas que durou o evento. “Foi muito fixe, gostei muito”, conta Constança Neves de Bragança, que venceu no seu escalão na corrida de sacos e promete voltar a participar na próxima edição.

“Já ganhei o ano passado e agora voltei a ser a vencedora”, conta a Inês de Vimioso, que também foi a vencedora do seu escalão. “Foi muito divertido e conseguimos vencer o que foi ainda melhor”, contam a Joana, a Amanda, o Dylan e o Diogo, todos de Mirandela, que venceram na tração à corda.

Chegou ao fim a terceira edição do campeonato dos jogos tradicionais dos nove concelhos da CIM Terras de Trás-os-Montes, que decorreu, este domingo, em Mirandela.

Em 2025, será a vez de Miranda do Douro acolher a quarta edição.

Escrito por Terra Quente (CIR)
Foto: Município de Mirandela

Sem comentários:

Enviar um comentário