Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

quarta-feira, 19 de junho de 2024

… parece que foi ontem

Por: Fernando Calado
(colaborador do Memórias...e outras coisas...)


A Sara era a velha empregada da casa. Ajudava a mãe na lide doméstica e a criar os filhos. Nunca casou.
A nossa casa era muito pequena para os pais, seis filhos e os vizinhos que se acomodavam ao lume nas longas invernias. Eu e o meu irmão Emídio íamos dormir a casa da tia Sara.
- Vamos meu rei, vamos para nossa casa!
E lá íamos para casa da Sara onde começava o paraíso... e tinha uma parreira.
Mas naquela noite chegaram uns primos da Sara...  vindos do fim do mundo... do Brasil.… assaram-se castanhas à luz da candeia... e vieram os vizinhos para a velada. 
O primo emocionado registou o momento para sempre, com uma estranha máquina... que fazia relâmpagos... eu nunca tinha visto... e refugiei-me apavorado debaixo da cama.
-Anda meu rei... anda ficar no retrato! Implorava a Sara. 
Mas o medo era maior que o desejo e na fotografia só ficou, há 68 anos, o meu Emídio, a tia Isabel Calaceira, o brasileiro, a Sara e talvez a tia Joana.
..  memórias... que adoçam a alma, mas ainda doem.

Fernando Calado
nasceu em 1951, em Milhão, Bragança. É licenciado em Filosofia pela Universidade do Porto e foi professor de Filosofia na Escola Secundária Abade de Baçal em Bragança. Curriculares do doutoramento na Universidade de Valladolid. Foi ainda professor na Escola Superior de Saúde de Bragança e no Instituto Jean Piaget de Macedo de Cavaleiros. Exerceu os cargos de Delegado dos Assuntos Consulares, Coordenador do Centro da Área Educativa e de Diretor do Centro de Formação Profissional do IEFP em Bragança. 
Publicou com assiduidade artigos de opinião e literários em vários Jornais. Foi diretor da revista cultural e etnográfica “Amigos de Bragança”.

Sem comentários:

Enviar um comentário