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SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

sábado, 13 de julho de 2024

Ainda a propósito da ligação rodoviária Bragança - Puebla

 Apesar de ter tomado conhecimento de que a solução de traçado para a ligação de Bragança à Puebla está decidida, desde há cerca de quatro anos, passando por Rio de Onor em direção a Ungilde , venho de novo manifestar o meu desagrado por terem tomado essa decisão sem haver uma análise comparativa custo-benefício e um estudo de impacte ambiental entre pelo menos duas soluções, esta e uma a poente passando próximo de Aveleda e de Santa Cruz de Abranes. Já em março de 2006 a Associação de Municípios da terra fria do nordeste transmontano tinha sugerido uma solução por este corredor.
Penso que a ideia é fazer um traçado que permita chegar à Puebla em cerca de meia hora o que não será possível com a solução passando próximo de Rio de Onor, além de que, em minha opinião, é seguramente mais cara e tem maior impacte ambiental e o “benefício” de passar por Rio de Onor é de certa forma um engano, como se pode observar nos desenhos à escala 1:25000 que anexo.
O custo de construção da solução já decidida, é maior pelo simples facto de dever ter uma variante a Varge passando em ponte sobre o rio Igrejas, e o que está previsto é atravessar a fronteira em Alto do Cabeço Redondo, fazendo-se o acesso a Rio de Onor, em cerca de 3km, no pior trecho da N308. Do lado de Espanha deverá ter também uma grande ponte sobre o Rio del Fontano, fazendo-se a ligação a Rio de Onor em cerca de 1km.
 O traçado por este corredor até Ungilde são cerca de 29,6km, e daqui até chegar à Puebla são cerca de 4km pela ZA921 com um traçado de características modestas, até uma rotunda já na Puebla, o que perfaz 33,6km.
No corredor poente passando por Santa Cruz de Abranes, o traçado ligar-se-ia à ZA925 nas proximidades de Pedralba de la Praderia ao fim de cerca 28,6km, seguindo pela ZA925 com boas características por mais cerca de 4,4km até à mesma rotunda do anterior, o que perfaz 33,0km.
Pelo exposto se pode concluir, em minha modesta opinião que um traçado por poente passando próximo da Aveleda e Santa Cruz de Abranes teria vantagens, não só do ponto de vista geométrico para uma VB=90km/h, de impacte ambiental, basta ver que praticamente não afetará o Parque Natural de Montezinho, como de custos de construção. Acrescento que, a minha experiência nesta área, leva-me a concluir, que os custos que irá ter a solução decidida há já cerca de 4 anos, mas que ainda, pelos vistos, não se iniciaram os estudos, dava para se construir a solução pelo corredor poente, fazer uma boa melhoria da N308 para Rio de Onor e ainda sobrava dinheiro.


António Teixeira
Trabalhou na empresa COBA - Consultores de Engenharia e Ambiente

1 comentário:

  1. Merece uma reflexão séria e independente. Cá para mim, ignorante confesso na matéria, talvez a decisão tenha sido para estourar todos os financiamentos comunitários para a obra ou, quiçá... tenha também a ver com algumas indemnizações. Atendendo ao que o nosso amigo António Teixeira, com vastíssimo curriculum na matéria, aqui nos informa... a decisão não terá sido nem a mais correta nem a mais lógica.

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