Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 11 de julho de 2024

Festival D’Onor cresce para Espanha e afirma-se sem fronteiras

 O regresso aos palcos dos Odores de Maria após mais de 20 anos de ausência e uma participação maior da parte da comunidade espanhola são alguns dos destaques deste ano do Festival D’Onor, que nos dias 19, 20 e 21 de julho promete eliminar fronteiras na aldeia comunitária do distrito de Bragança.


Com organização a cargo da Associação Montes de Festa e com o projeto Stereossauro como cabeça de cartaz, a edição deste ano assume um pendor maioritariamente transfronteiriço.

“Festival está a crescer no sentido transfronteiriço e a afirmar-se como festival de cooperação transfronteiriça.

É o ano de maior investimento da programação cultural musical. Teremos 21 grupos musicais”, adiantou ao Mensageiro David Vaz, um dos promotores do festival.

David Vaz destaca, ainda, “um concerto colaborativo entre Portugal e Espanha, através do projeto Músicas da Raia, que tem como convidados Jose Manuel Tejedor e Sebastião Antunes”. “Estes três projetos vão fazer concerto em conjunto, mostrando que música não conhece fronteiras”, frisou.

Mais uma vez, a entrada no festival será gratuita, haverá campismo, tasquinhas, restaurantes e um mercadinho.

“Como novidade, no final da ronda cultural e das adegas, haverá uma mostra musical de vários grupos de animação de rua, chamado Aldeia sem Fronteiras. Haverá um palco montado no lado espanhol. Este será um momento de afirmação de que o festival estará também do lado espanhol”, disse ainda David Vaz.

De acordo com a organização, o Festival D’ONOR surgiu em 2017 com o compromisso de preservar, valorizar e promover a difusão da cultura popular de Trás-os-Montes, nomeadamente a identidade etnográfica e tão própria da comu- nidade da aldeia de Rio de Onor.

Enquadrando-se como um Festival de Música de Identidade, com um público heterogéneo, este evento sem finalidade comercial ambiciona programar e difundir formas de expressão artística transdisciplinares.

António G. Rodrigues

Sem comentários:

Enviar um comentário