Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 11 de julho de 2024

OS FIDALGOS - BRAGANÇA

 Família Ferreira

1º MANUEL LUÍS FERREIRA, natural de Bragança, filho de Pedro Manuel Ferreira e de D.Mariana Teresa Cordeiro de Carvalho.
Neto paterno de Pedro Manuel Ferreira e de D. Bárbara Nunes Leite.
Bisneto paterno de Manuel Pires Salgado Ferreira, professo da Ordem de Cristo e sargento-mor das ordenanças de Vila Nova de Foz Côa, a quem foi conferido brasão de armas a 10 de Setembro de 1697.
Neto materno de António Cordeiro de Carvalho e de D. Jerónima Vieira de Carvalho.
Teve por armas um escudo partido em pala: na primeira as armas dos Ferreiras e na segunda as dos Carvalhos. Foi-lhe passado este brasão a 27 de Outubro de 1805 e está registado no Cartório da Nobreza, livro 7º, fol. 99 v(96).

Família Ferreiras

1º LOPO FERREIRA, fidalgo da Casa Real, filho de Rui Ferreira, foi o primeiro membro desta família que residiu em Bragança, na praça do Colégio.
Em 1733 ainda ali residia João Ferreira Sarmento Pimentel, fidalgo da Casa Real, seu descendente por quatro linhas e sexto neto por cada uma delas.
Lopo Ferreira casou em primeiras núpcias com D.Violante de Sá, filha de João Rodrigues de Sá, o Velho, senhor de Matosinhos. 
Descendência:
I. Francisco Ferreira de Sá (2º, adiante citado).
II. Doutor Pedro Ferreira, desembargador do Paço.
III. D. Genebra Ferreira de Sá (3º, adiante citada).
Lopo Ferreira casou em segundas núpcias com D.Marinha Gonçalves, não tendo deixado descendência deste matrimónio.
2º FRANCISCO FERREIRA DE SÁ, fidalgo da Casa Real, comendador de Lamas e Corujas, na Ordem de Cristo. Residiu em Bragança na casa que era de seu pai.
Casou com D. Paulina, de Guimarães. 
Descendência:
I. Martim Ferreira, fidalgo da Casa Real. Faleceu na Índia, não deixando descendência.
II. D. Isabel Ferreira de Sá, que casou com seu primo coirmão Aires Ferreira de Sá (4º, adiante citado).
III. D. Violante de Sá, que casou com Francisco Rodrigues de Morais, primeiro administrador do morgadio de Tuizelo, cuja descendência se vê no fólio 18 v. (97).
3º D. GENEBRA FERREIRA DE SÁ, filha de Lopo Ferreira (1º, atrás citado), residiu em Bragança e casou com Cristóvão de Morais, da vila de Vinhais.
Descendência:
I. Aires Ferreira de Sá (4º, adiante citado).
II. Lopo Ferreira, fidalgo da Casa Real.
III. João Ferreira, fidalgo da Casa Real.
IV. Cristóvão Ferreira.
V. Estêvão Ferreira.
VI. António Ferreira.
VII. Gaspar Ferreira.
Estes seis últimos morreram solteiros, na Índia, no Real serviço.
VIII. D. Maria de Sá (13º, adiante citada).
4º AIRES FERREIRA DE SÁ, fidalgo da Casa Real, filho de D. Genebra Ferreira de Sá (3º, atrás citada). Residiu em Bragança e casou com D. Isabel Ferreira de Sá, sua prima coirmã, filha de Francisco Ferreira de Sá, comendador de Lamas e Corujas (2º, atrás citado). Descendência:
I. Pedro Ferreira de Sá, fidalgo da Casa Real (5º, adiante citado).
II. Francisco de Sá, fidalgo-capelão da Casa Real, prior de Santa Maria de Sobrado.
III. D. Isabel de Sá (12º, adiante citada).
IV. D. Ângela de Sá, que casou com Baltasar Machado. Não deixou descendência.
V. D. Luísa. Não deixou descendência.
5º PEDRO FERREIRA DE SÁ, fidalgo da Casa Real, filho de Aires Ferreira de Sá (4º, atrás citado), residiu em Bragança e casou com D. Maria de Morais Doutel, filha de João de Morais Araújo e de D. Maria de Leão, naturais de Bragança, e neta materna de Francisco Doutel. (Estas notas constam do inventário feito por Gonçalo de Seixas Sarmento, escrivão dos Orfãos, por ocasião do falecimento da mulher de Pedro Ferreira, inventário este que passou depois para a posse de JoãoFerreira Sarmento Pimentel, junto a uma causa entre
----------
(96) SANCHES DE BAENA – Arquivo Heráldico Genealógico, p. 494.
(97) Este fólio do códice, de onde extraímos estas notícias, está cortado; por isso damos no fim desta descrição a sua linhagem, conforme indicação de outro genealogista.
----------
Baltasar Machado e Pedro Álvares Pereira.) 
Descendência:
I. João Ferreira de Sá, fidalgo da Casa Real (6º, adiante citado).
II. Francisco Ferreira de Sá, que serviu na Índia, onde morreu, não deixando descendência.
III. Aires Ferreira de Sá, fidalgo da Casa Real.
IV. Padre António Ferreira de Sá, da Companhia de Jesus.
V. D. Isabel Ferreira, que casou, em Bragança, com António Soares de
Macedo, cavaleiro da Ordem de Cristo. Não deixou descendência.
VI. D. Maria de Sá, que casou, em Vinhais, com António da Silva Barreto.
Teve uma filha, D. Isabel Ferreira, que casou, em Bragança, com João de Figueiredo, pai de D. Francisca de Figueiredo, segunda mulher de António Ferreira Sarmento (10º, adiante citado).
6º JOÃO FERREIRA DE SÁ, filho de Pero Ferreira (5º, atrás citado), viveu em Vinhais e casou com D. Clara Sarmento de Lousada, sua prima, filha de Cristóvão Ferreira de Sá (14º, adiante citado), e de sua mulher D.Maria Sarmento de Lousada. 
Descendência:
I. Aires Ferreira de Sá (7º, adiante citado).
II. Pedro Ferreira de Sá, que, vindo de Roma para exercer o cargo de cónego de Miranda, morreu no mar.
III. António Ferreira Sarmento (10º, adiante citado).
IV. D. Isabel de Sá Ferreira Sarmento, que casou com Dioniz Pinto da Silva, de Quintela de Vinhais. Deixou descendência.
V. D. Maria Baptista, freira em Santa Clara de Vinhais.
7º AIRES FERREIRA SÁ, primeiro filho de João Ferreira de Sá (6º, atrás citado), capitão-mor da vila de Vimioso, cavaleiro da Ordem de Cristo, morreu na tomada da praça de Alcanices, nas guerras da Feliz Aclamação.
Casou com D. Bibiana de Albuquerque, filha de Francisco de Macedo e de D. Ana do Campo, de Vimioso. Sucedeu-lhe seu filho:
8º PEDRO FERREIRA DE SÁ SARMENTO, que viveu em Bragança [onde faleceu a 11 de Abril de 1731], cavaleiro da Ordem de Cristo, moço fidalgo da Casa Real, coronel de cavalaria de um regimento de dragões na província de Trás-os-Montes, governador do castelo de Outeiro. Casou com D. Jerónima Pimentel, sua prima-irmã, filha de Paulo de Macedo, cavaleiro da Ordem de Cristo, mestre de campo de infantaria auxiliar, e de D. Maria Mendes Pimentel, da cidade de Miranda. 
Descendência:
I. Francisco José Sarmento de Lozada (9º, adiante citado).
II. D. Ana Maria Pimentel, que casou com seu tio, Aires Ferreira Sarmento, da vila de Vinhais, filho de António Ferreira Sarmento, o Chilro.
9º FRANCISCO JOSÉ SARMENTO DE LOZADA, cavaleiro do hábito de Cristo, moço fidalgo da Casa Real, sargento maior do regimento de dragões de Chaves, casou em Santa Maria de Bragança, a 11 de Abril de 1709, com D. Joana Francisca Ferreira, filha de Duarte Ferreira de Morais, moço fidalgo da Casa Real, cavaleiro do hábito de Cristo, governador de Vinhais, e de D. Teresa de Morais. 
Descendência:
I. Pedro Ferreira de Sá.
II. João Ferreira, cavaleiro da Ordem de S. João de Malta, por alvará que lhe foi conferido em 1723.
III. Francisco Ferreira.
IV. D. Teresa Jerónima, que morreu solteira.
V. D. Jerónima, religiosa do mosteiro de Santa Clara de Bragança.
VI. D. Joana Francisca, que morreu solteira.
VII. D. Francisca Josefa, que morreu solteira.
VIII. D. Antónia Maria.
IX. D. Maria Rosa Sebastiana.
X. D. Rosa Teresa.
Estas três últimas foram religiosas de Santa Clara de Bragança.
10º ANTÓNIO FERREIRA SARMENTO, chamado o Chilro, que residiu em Vinhais. Era filho de João Ferreira de Sá (6º, atrás citado) e de D. Clara Sarmento de Lozada, filha de Cristóvão Ferreira de Sá e de D.Maior Sarmento de Lozada. Casou com D. Joana Ferreira Sarmento, sua prima, filha de Cristóvam Ferreira Sarmento, filho de João de Lozada Sarmento e de D. Maria de Sá, irmã de seu cunhado Cristóvão Ferreira de Sá e de D.Maria Sarmento, filha de André do Amaral e de D.Maria Sarmento, de Vinhais. 
Descendência:
I. D. Maria Ferreira Sarmento, que casou com Francisco Xavier de Mariz, cavaleiro do hábito de Cristo, fidalgo da Casa Real, sargento-mor da comarca de Miranda, filho de Estêvão de Mariz Sarmento, cavaleiro do hábito de Cristo e governador de Vinhais.
II. D. Clara.
III. D. Joana do Espírito Santo.
As duas últimas foram freiras no mosteiro de Vinhais.
António Ferreira Sarmento casou, em segundas núpcias, com sua sobrinha D. Francisca de Figueiredo, natural de Bragança, filha de João de Figueiredo e de D. Isabel Ferreira, filha de António da Silva Barreto e de D.Maria de Sá, filha de Pedro Ferreira de Sá (5º, atrás citado). Descendência:
I.Manuel Ferreira, que não deixou descendência.
II. Aires Ferreira Sarmento (11º, adiante citado).
11º AIRES FERREIRA SARMENTO, cavaleiro do hábito de Cristo, capitão-mor da vila de Vinhais, onde residiu em 1721-1724, casou com sua sobrinha D. Ana Maria Pimentel, filha do seu primo coirmão Pedro Ferreira de Sá Sarmento (8º, atrás citado), fidalgo da Casa Real. Não deixou descendência.
12º D. ISABEL DE SÁ, filha de Aires Ferreira de Sá (4º, atrás citado), residiu em Bragança e casou com João de Morais Araújo, da mesma cidade.
Descendência:
I. D. Juliana de Sá, que casou com Francisco de Morais Sarmento, filho de Cristóvão Ferreira de Sá (14º, adiante citado), que instituiu para este seu filho o morgadio da quinta de Vale de Flores, que em 1721-1724 estava na posse de João Ferreira Sarmento Pimentel, fidalgo da Casa Real, bisneto de Baltasar Ferreira Sarmento e de Gaspar Ferreira Sarmento, ambos irmãos do instituidor, que residiu em Bragança, nas casas que pertenciam a Lopo Ferreira (1º, atrás citado).
II. D. Joana de Sá, que casou com Baltazar Ferreira Sarmento, atrás citado.
III. D. Maria de Sá, que casou com Jerónimo Ferreira Sarmento (30º, adiante citado).
D. Isabel de Sá casou, em segundas núpcias, com Pero Álvares Pereira, não deixando descendência deste matrimónio.
13º D. MARIA DE SÁ, filha de Cristóvão de Morais, da vila de Vinhais, casou com Francisco de Morais, de Bragança. 
Descendência:
I. Cristóvão Ferreira de Sá (14º, adiante citado).
II. Lopo Ferreira de Sá (38º, adiante citado).
III. Brás Ferreira.
IV. Francisco de Sá Ferreira (40º, adiante citado).
V. D. Maria de Sá, que casou com João de Lozada Sarmento, filho de Francisco de Morais, da vila Vinhais, e de D. Francisca Sarmento de Lozada.
----------
MEMÓRIAS ARQUEOLÓGICO-HISTÓRICAS DO DISTRITO DE BRAGANÇA

Sem comentários:

Enviar um comentário