É a terceira edição da Feira da Pavia. O objetivo é ajudar os agricultores a escoar o produto, que neste caso é a Pavia, que é original desta zona, devido à temperatura, ao clima e ao terreno. E por isso, o maior objetivo a dar a conhecer o fruto e ajudar os agricultores. Este fruto é muito parecido a um pêssego, mas tem outras características, que um pêssego normal não tem. Tem um “biquinho” e o sabor é inconfundível.
Um fruto que já foi mais abundante mas que ainda é produzido em alguma quantidade na freguesia de Arcas. Neste evento, vão estar presentes cerca de 18 expositores, deste e outros produtos regionais. Mas o programa abrange mais atividades, como acrescenta, Ana Martins:
Nós vamos ter lá os expositores, em que a maioria é dali da freguesia, e a maior parte comercializarão pavia. Mas além da pavia, podem também adquirir uva moscatel, figos, talvez figo seco e diversas compotas e como não poderia deixar de ser compotas de pavia. No domingo, vamos ter um seminário, sobre boas práticas de fruticultura e também sibre apoios. Para além da primeira caminhada solidária, para ajudar a liga portuguesa contra o cancro, no domingo.
As expectativas são as melhores garantiu Ana Martins da organização. A abertura da feira vai decorrer pelas 16h00 de sábado, depois vão decorrer comemorações dos 50 anos de Abril, com condecorações aos 7 antigos presidentes de junta de freguesia, depois do 25 de abril. Além da venda e mostra de produtos, os dois dias contam com animação, a cargo do Dj Topi, Toka a Bombar e atuação de Nel Monteiro, no domingo, pelas 15h30. No domingo de manhã vai realizar-se a primeira caminhada solidária a reverter para a liga contra o cancro, que como não poderia deixar de ser é a “Rota da Pavia”.
Sem comentários:
Enviar um comentário