Iniciadas em 2014, sob o lema “Peregrinos por 1 dia”, as caminhadas conjuntas entre espanhóis e portugueses têm como finalidades proporcionar a prática da atividade física, o contato com a natureza e também a vivência comunitária da fé cristã.
Ao longo das peregrinações, os participantes visitam santuários e outros locais de interesse religioso e cultural. O responsável pela Religiosidade Popular da diocese de Zamora, Javier Fresno revelou que na diocese espanhola e em Bragança – Miranda há muitas afinidades na prática religiosa.
“Cada caminhada inicia-se com uma oração da manhã no local de partida e termina com a celebração da eucaristia, no local de chegada. Por isso, cada percurso é vivido com um sentido espiritual, ou seja, como uma caminhada ao encontro de Deus», disse o sacerdote espanhol.
No final de cada peregrinação, espanhóis e portugueses partilham um almoço convívio, que é um momento de fraternidade e de festa entre todos os participantes.
«Nesta quarta etapa da “Calzada Mirandesa”, o almoço-convívio é em Torregamones. A ementa do almoço é arroz à zamorana, carrilleras, sobremesa, água, vinho e café. O custo do almoço é de 12 euros”, indicou.
Quem pretenda participar nas peregrinações “Peregrinos por um dia” deve inscrever-se, presencialmente na concatedral de Miranda do Douro ou contatar o padre Manuel Marques, através dos contatos 912 100 523 | email: mjlm1952@hotmail.com.
Em alternativa, também pode inscrever-se na Delegação para a Religiosidade Popular da Diocese de Zamora, contatando o padre Javier Fresno Campos, através dos contatos 034 606876098 | email: jfresno2000@yahoo.es
A participação nas peregrinações é gratuita. Já o almoço e o transporte são da responsabilidade dos participantes.
Calzada Mirandesa - Ruta BTT - A Calzada Mirandesa ou Caminho Mirandês é uma rota antiga, entre as cidades de Zamora (Espanha) e Miranda do Douro (Portugal). Atualmente, este circuito é muito utilizado pelas Bicicletas Todo-o-Terreno (BTT), numa distância de cerca de 60 quilómetros, que acompanha alguns dos cursos de água ou ribeiras afluentes do rio Douro.
22 de março: Pereruela - Abelón = 18 kms;
10 de maio Abelón -Torregamones = 14 kms;
24 de maio: Torregamones - Miranda do Douro = 12 kms

Sem comentários:
Enviar um comentário