Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues, João Cameira e Rui Rendeiro Sousa.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 9 de maio de 2025

Lagar d’El Rei em Alfândega da Fé requalificado e preparado para comercializar produtos locais

 Depois de cerca de um milhão de euros em obras de requalificação, abriu, ontem, portas ao público o Lagar d’El Rei, em Alfândega da Fé


O presidente do município, Eduardo Tavares, fala da reabertura de um espaço que estava, há vários anos, bastante degradado e que ganhou nova vida. “Um projeto que trabalhávamos há muitos anos, há mais de seis anos, para o pôr à disposição dos nossos empresários, da nossa economia. Um espaço multiusos, dinâmico, onde podemos comercializar os nossos produtos, apresentar a nossa gastronomia, num espaço, cultural, museológico, uma porta aberta do nosso território para quem nos visita”, frisou.

O imóvel já pertenceu à família dos Távoras e manteve-se a sua traça original. “ Conseguimos manter o edifício, as paredes, a sua estrutura, o seu interior tem três naves. O projeto inicial ultrapassava 1,5 milhões de euros, tivemos que fasear esta intervenção, porque o dinheiro que nos foi oferecido no início não chegava para fazer esta obra, felizmente a verba foi aumentada”, esclareceu.

O presidente diz que agora está já a ser preparado um programa funcional para o edifício.

Até à Festa da Cereja, que se realiza de 6 a 8 de junho, o lagar estará aberto todos os fins-de-semana, com a venda de produtos locais. Depois passará a estar aberto “diariamente” e, no futuro, ficará ali “o posto de turismo”.

O Lagar d’El Rei voltou a abrir portas, ontem, em dia de feriado municipal. Foi ainda apresentada a obra “O Lagar D’El Rei em Alfândega da Fé – Um Património Sempre Presente”, do escritor Paulo Sousa e Costa.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Carina Alves

Sem comentários:

Enviar um comentário