Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues, João Cameira e Rui Rendeiro Sousa.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 7 de maio de 2025

Morangos de São Pedro Velho: Há mais produção e qualidade está garantida

 A Feira do Vinho e Morangos decorre este fim de semana, em São Pedro Velho, no concelho de Mirandela.


Os morangos considerados por muitos como os “mais doces de Portugal” voltam a ser estrelas em São Pedro Velho, nos dias 10 e 11 de maio. Este ano, a produção aumentou e está garantida.

“A produção de morango este ano continua com a mesma qualidade dos anos transatos. Este ano temos mais produção, mais pés de morango plantados e aumentamos a produção a nível dos produtores locais. São considerados os mais doces devido ao microclima que se faz sentir aqui em São Pedro Velho e devido às características de solo. E então tudo junto faz com que o morango de São Pedro Velho seja o mais doce de Portugal”, explica a esidente da Junta de Freguesia de São Pedro Velho, Fernanda Guerra.

Os produtores de morango desta aldeia, vendem anualmente, muitas toneladas, pelo país e não só. Apesar do clima dos últimos dias, Manuel Andrade, mostra-se satisfeito com a colheita deste ano.

“A produção do morango está com boa perspetiva. Temos estado a apanhar diariamente, estamos com boa produção e boa qualidade. O tempo está arrefecer bastante, o que significa que o morango amadura mais. Fica mais fresco, depois já acaba por parar as maturações. Por um lado é bom, porque o morango cresce mais, fica mais bonito, a conservação da planta também é melhor, o morango também fica com uma conservação melhor e dura mais algum tempo”, aponta o produtor desta aldeia.

A Feira do Morango é já uma referência, a nível local e nacional, mas há cada vez menos produtores deste fruto. Segundo a presidente desta localidade, é preciso incentivá-los.

“Temos um casal novo, que começou há pouco tempo, os restantes são três e já têm alguma idade, o que é uma pena, porque efetivamente o morango tem muito escoamento e não é um produto que fica em casa, estamos a tentar incentivar mais pessoas a dedicar-se ao morango, mas para já ainda só temos quatro produtores, e eles têm vindo a decair de ano pra ano”, sublinha Fernanda Guerra.

A programação arranca sábado de manhã, às 09h30, com o famoso passeio pedestre “à procura do morango”, num terreno cedido por um dos produtores da freguesia. A caminhada espera a participação de cerca de 150 pessoas, como habitualmente.

“As pessoas são brindadas com algumas provas de vinho, porque não podemos esquecer que a feira não é só de morango, é a feira do vinho e do morango. Vamos começar numa adega de vinho, que nos vai oferecer uma prova de vinho a todos os pedestres. Depois iremos ter o passeio típico e que acaba à procura do morango, em que as pessoas apanham o morango e levam para casa para consumo.

A abertura oficial da Feira do Vinho e Morangos acontece às 15h30 de sábado. Veja o cartaz completo.

Escrito por Rádio ONDA LIVRE
Foto: JF São Pedro Velho

Sem comentários:

Enviar um comentário