Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues, João Cameira e Rui Rendeiro Sousa.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 4 de junho de 2025

Atenor: XIII Ronda das Adegas no fim-de-semana de 6, 7 e 8 de junho

 No fim-de-semana de 6, 7 e 8 de junho, a aldeia de Atenor, no concelho de Miranda do Douro, volta a abrir as portas das antigas adegas, para celebrar a XIII Ronda das Adegas, um evento cultural, gastronómico e musical que evoca a antiga tradição da aldeia de ir provar o vinho novo e degustar algum petisco.


O evento é organizado pela Associação Cultural e Recreativa de Atenor e à semelhança das anteriores edições, o público que visite a aldeia vai encontrar adegas, tasquinhas, artesãos ao vivo, jogos tradicionais, exposições, oficinas de artesanato, teatro, animação de rua e concertos musicais.

Sobre as novidades da XIII Ronda das Adegas, o presidente de Associação Cultural e Recreativa de Atenor, Vitor Rodrigues, destacou o aumento do número de expositores e artesãos.

“Os espaços já estão todos requisitados, pelo que os visitantes poderão percorrer 30 espaços de exposição de artesanato e adegas, onde têm a possibilidade de provar o vinho e saborear petiscos como o cordeiro assado na brasa, o javali ou cordeiro estufado na fogaça, os enchidos, a feijoada, a posta mirandesa, o frango de churrasco e o caldo verde”, informou Vitor Rodrigues.

Nas oficinas artesanais, a XIII Ronda das Adegas, vai contar com a participação de artesãos de tecelagem do linho, da lã e do burel, assim como da cestaria, escrinhos, cutelaria e a queijaria, atividades que costumam despertar o interesse do púbico.

A par da gastronomia e do artesanato, o público que se deslocar a Atenor nos dias 6, 7 e 8 de junho tem a oportunidade de participar em jogos tradicionais, fazer pinturas faciais, visitar as exposições, usufruir de massagens com azeite e visitar o centro de valorização do burro de Miranda.

No âmbito musical, como já é tradição, a animação vai ser constante ao longo do fim-de-semana, com a atuação de grupos locais como os Rebenta a Gaita, Sons das Arribas, Sérgio Mirra, Valquírias, Charanga Rotato, Os Roleses, Ls Madrugadores, A Salto à Rua, Pica Trilha, Galandum Galundaina, Zíngarus.

“No cartaz musical destacam-se os grupos tradicionais da Terra de Miranda. Com esta escolha, a nossa intenção é promover a cultural local e a língua mirandesa”, justificou.

Em 2024,, a Ronda das Adegas foi visitada por cerca de 4 mil pessoas. Este ano, a organização pretende superar a afluência de público, dada a previsão de bom tempo para o fim-de-semana, que pode ser prolongado para as pessoas que façam ponte para o feriado do 10 de junho.

“Como acontece todos os anos, a organização da Ronda das Adegas espera uma grande afluência de pessoas e famílias em Atenor. Informo que a entrada para o evento custa 5 euros para os três dias”, indicou o organizador.

A “Ronda das Adegas” é um evento organizado pela Associação Cultural Desportiva de Atenor e que conta com os apoios do município de Miranda do Douro, da União de Freguesias de Sendim e Atenor e de várias empresas patrocinadoras.

HA

Sem comentários:

Enviar um comentário