Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues, João Cameira e Rui Rendeiro Sousa.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 5 de junho de 2025

Campeonato Intermunicipal de Jogos Tradicionais das Terras de Trás-os-Montes marcado para dia 15

 A ideia deste campeonato, apresentando ontem e que, este ano, acontece em Miranda do Douro, é preservar e transmitir o património imaterial dos jogos tradicionais


A quarta edição do campeonato Intermunicipal de Jogos Tradicionais das Terras de Trás-os-Montes acontece em Miranda do Douro e está marcada para o dia 15. O principal objetivo do campeonato é preservar e transmitir o património imaterial destes jogos.

Para a realização da iniciativa foi preciso fazer um trabalho de investigação, no que toca, por exemplo, a regras, mas vários jogos foram readaptados, de forma a torna-los inclusivos, esclarece Pedro Lima, presidente da Comunidade Intermunicipal das Terras de Trás-os-Montes, que organiza o campeonato. “Tivemos de ir lá atrás, à nossa memoria coletiva, e trazer estes jogos para a atualidade. Mas também quero sublinhar que foi feito um esforço, devido, o esforço da inclusão, adaptando alguns jogos para pessoas com algum tipo de deficiência ou incapacidade”.

Há jogos individuais, de grupo e adaptados, que abrangem crianças, jovens, adultos e utentes de IPSS. Há várias modalidades, nomeadamente o fito, a raiola, a malha e a corrida de sacos. O campeonato vai percorrer os nove concelhos da comunidade intermunicipal e mais que uma competição é um dia de festa. “Ninguém ganha um prémio monetário, ganha sim a participação e o que leva para casa é um dia bem passado. Os nossos municípios têm proa de receber bem e vai ser um dia de festa”.

E para que estes jogos não se percam no tempo, a comunidade intermunicipal lançou tutoriais de aprendizagem. “A comunicação é essencial e os vídeos destinam-se a isso: a comunicar como se joga determinado jogo”.

A Associação de Jogos Populares do Distrito de Bragança esteve praticamente perdida mas recuperou-se graças ao campeonato. O presidente, Rui Cortinhas, explica que a associação tem material que pode ser utilizado além do campeonato e que as crianças estão cada vez mais interessadas nestes jogos. “Neste momento, por exemplo, nos magustos, já usam o material. Também tentámos adaptar algum material para as escolas. No que toca, por exemplo, ao jogo da malha, cedemos um jogo em cortiça, que dá para jogar em espaços interiores. As regras são as mesmas mas o material não magoa nem danifica os pavilhões”.

O campeonato deverá receber cerca de 500 participantes. O investimento é de 40 mil euros.

Os jogos decorrem no Jardim dos Frades Trinos, em três fases de competição, apuramento, meias-finais e finais.

O campeonato foi apresentado ontem.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Carina Alves

Sem comentários:

Enviar um comentário