Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues, João Cameira e Rui Rendeiro Sousa.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 20 de junho de 2025

Mirandela acolhe a FuziRemo, a primeira descida do Rio Tua, em Botes da Delegação de Fuzileiros de Trás-os-Montes

 Mirandela, vai acolher, no próximo domingo, aquela que será a primeira descida do rio Tua em Botes, denominada de FUZIREMO, uma iniciativa promovida pela Delegação de Fuzileiros de Trás-os-Montes com o apoio do Município de Mirandela. Esta experiência será aberta à sociedade civil.


“A nossa ideia é dar a conhecer esse desporto, ou essa atividade que é desenvolvida pelos fuzileiros, e é envolver também a sociedade civil para vivenciar e ter uma experiência diferente, e penso que é uma experiência única e que as pessoas vão gostar”, acredita o presidente da direção da delegação de Fuzileiros de Trás-os-Montes.

João Marta revela que a prova terá o apoio da Marinha Portuguesa e a presença de fuzileiros que estão no ativo. Vão estar disponíveis 15 botes com capacidade para seis pessoas por embarcação:

“São embarcações rápidas, normalmente utilizadas em desembarques, mas que também servem para utilizar o remo, que é o caso que vamos fazer aqui, em Mirandela, e este tipo de embarcações, normalmente é utilizada a projeção de forças do meio aquático para a parte terrestre”, acrescenta.

Inicialmente, estava previsto que a descida de botes tivesse início na Praia Fluvial de Vale de Juncal e a chegada à Praia Fluvial “Arquiteto Albino Mendo”, na zona verde do Parque “Doutor José Gama”, mas não há condições de navegabilidade, “porque não tinha profundidade suficiente para utilizar os botes com o motor”, explica João Marta.

Pelo que foi decidido realizar a prova apenas no espelho de água envolvente à cidade de Mirandela.

“É também uma oportunidade de as pessoas poderem observar, se não participarem, pelo menos observar, e acho que vai ser interessante”, conta.

O Presidente da delegação de Fuzileiros de Trás-os-Montes sublinha que este tipo de iniciativas também serve para reforçar os valores dos fuzileiros e transmiti-los para a sociedade:

“Costuma-se dizer que fuzileiros uma vez, fuzileiros para sempre e esta união mantém-se numa estruturae num plano um pouco diferente, mas a unidade está lá, e os valores que nós transmitimos, como a humildade, a solidariedade, mas também a resiliência, nunca desistir e nunca deixar ninguém para trás, esse é o grande objetivo, e com isso dar algum contributo de valores também para a sociedade”, diz.

A primeira descida do rio Tua em botes acontece no próximo domingo. O ponto de encontro é às nove e meia da manhã, no Parque Dr. José Gama e as inscrições limitadas podem ser feitas, por mail, através do endereço eletrónico: dfztom@gmail.com.

INFORMAÇÃO CIR (Escrito por Rádio Terra Quente)

Sem comentários:

Enviar um comentário