Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues, João Cameira e Rui Rendeiro Sousa.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

domingo, 22 de junho de 2025

Mogadouro: Bemposta organiza segada tradicional

 A freguesia de Bemposta, no concelho de Mogadouro, organiza a 28 de junho, uma segada tradicional, de um modo didático, lúdico e cultural, para dar a conhecer uma das antigas tarefas agrícolas do território, informou o presidente da Junta de Freguesia, António Martins.


A Junta de Freguesia de Bemposta e a Associação Maschocalheiro juntaram-se para promover esta atividade agrícola, que vai decorrer na manhã do dia 28 de junho.

“Trata-se de uma antiga tradição do território que por esta altura do ano mobilizava muita gente para fazer as ceifas. Vamos fazer uma recriação desta atividade agrícola, em que as funções da segada serão feitas de forma manual, com antigamente”, explicou António Martins.

Após os trabalhos, está programado um almoço da segada, passando de seguida pelo transporte do cereal em carros de bois.

Segundo a organização, a debulha do trigo vai ser feita com uma malhadeira antiga em madeira, que foi recuperada para o efeito.

Sem comentários:

Enviar um comentário